Temporada do Por Acaso no Rival, com José Mauricio Machline - fotos Divulgação
Temporada do Por Acaso no Rival, com José Mauricio Machlinefotos Divulgação
Por Ricardo Schott | ricardo.schott@odia.com.br

Rio - Criação de José Maurício Machline, o programa de TV 'Por Acaso' fez sucesso nos anos 1990. Exibido em estações como Band e Manchete, foi pioneiro ao apresentar entrevistas com uma gama variada de artistas da música brasileira e promoveu encontros inusitados, como o de Renato Russo com Dorival Caymmi. A atração saiu do ar em 2004. Mas o produtor e apresentador retomou o programa em seu canal do YouTube. E a transmissão é ao vivo, com plateia, no Teatro Rival. Nesta terça-feira, às 19h30, é a vez de Machline receber Chico César e Vitor Ramil para uma sessão de música e papo, na segunda semana do 'Por Acaso' no teatro.

"É a segunda vez que fazemos temporada no Rival. Gostei demais de fazer o programa ao vivo, principalmente pelo calor da plateia. E a plateia do Rival é especial. A gente presenteia esse público com coisas diferentes. Muita coisa que está ali, não está naquele palco toda hora. E as pessoas vibram muito com toda aquela energia", conta Machline.

O produtor resolveu fazer o programa na web ao perceber que precisava de uma maior presença na internet, logo após a realização do Prêmio de Música Brasileira, presidido por ele, e cuja edição mais recente aconteceu em agosto.

"Conferimos isso com a agência que faz nosso conteúdo, eles disseram que precisávamos de uma eficiência maior na internet, por mais tempo. Tocamos a primeira temporada no ano passado. E fez bastante sucesso, em especial por causa das duplas que foram montadas", conta.

SAMBA

O 'Por Acaso' no Teatro Rival começou na terça passada, ao som do samba, com Dudu Nobre ("o conheci menor de idade ainda, tocando cavaquinho na banda da Jovelina Pérola Negra", recorda Machline), Moacyr Luz e Nilze Carvalho. Na quarta, continua com Adriana Calcanhotto e Rubel. Quinta, é a vez de Alceu Valença mostrar a nova cena de Pernambuco, representada por Almério, Juliano Holanda, PC Silva, Martins. No dia 18 de dezembro, é noite de rap com Criolo e Karol Conka. No dia 20, tem Elba Ramalho e Mariana Aydar. Tudo como no clima original do 'Por Acaso', com veteranos e novidades, e gêneros musicais variados.

"Tivemos encontros incríveis e o formato era o mesmo que a gente está fazendo agora. Fico feliz do programa poder ser feito em qualquer uma das possibilidades que existem. Dá um quentinho no coração, de missão bem cumprida", alegra-se Machline.

MAIS WEB

José Maurício conta que tem muito material antigo do 'Por Acaso' arquivado: várias entrevistas raríssimas, e encontros musicais com muitos artistas. Mas a grande alegria é quando ele mesmo depara com vídeos do programa no YouTube, dos quais ele nem se lembrava mais.

"As pessoas têm guardado em casa e publicam na rede. Sempre olho e penso: 'Nossa, como fulano estava bem nessa época!'", brinca. "E os encontros musicais são uma delícia".

Você pode gostar
Comentários