'Sítio do Pica-Pau Amarelo': História de Monteiro Lobato já foi exibida na TV várias vezes - Brunno Dantas/divulgação
'Sítio do Pica-Pau Amarelo': História de Monteiro Lobato já foi exibida na TV várias vezesBrunno Dantas/divulgação
Por RICARDOSCHOTT

Rio - Em 2017, o diretor Ricardo Silva comemorou os 40 anos da série 'Sítio do Picapau Amarelo', levada ao ar pela Globo com uma peça infantil. O texto retorna agora ao palco do Teatro Bradesco Rio, em duas únicas apresentações, hoje e amanhã.

A adaptação teatral da obra de Monteiro Lobato traz em cena a Cia. Teatral Sassaricando, contando com atores como Julia Gusmão (Emília), Luiza Vieira (Narizinho), Nicolas Freitas (Pedrinho), Raquel Penner (Cuca), Cristina Fracho (D. Benta e Carochinha), Cristina Guimarães (Tia Nastácia e Graulina), Wanderson Bernardo (Saci e Tio Barnabé) acompanhados por uma banda ao vivo. Os músicos Camila Ferolla (percusssão), Juan Paz (violão) e Natan Figueiredo (flauta) são comandados pelo diretor musical Victor Salzeda.

"Lobato foi um dos escritores brasileiros mais influentes e ganhou destaque no panorama da literatura infantil com a sua obra 'Sítio do Picapau Amarelo'. Apresentar um espetáculo com histórias adaptadas a partir desta obra, significa levar para o público infantil personagens com a essência puramente brasileira, trazendo à tona, um sentimento de resgate da nossa infância, de brincadeiras antigas de criança, de lembranças dos nossos avós e de suas histórias, e de um Brasil com seus rios, suas árvores frutíferas e sua fauna valorizados e preservados", afirma Ricardo Silva, que dirigiu e fez a adaptação da peça.

NA TV

O 'Sítio do Pica-Pau Amarelo' de Monteiro Lobato foi escrito entre 1920 e 1947, e virou um clássico. A série de TV exibida pela Globo foi reprisada inúmeras vezes, trazendo atores como Zilka Salaberry (Dona Benta), Rosana Garcia (Narizinho) e Jacira Sampaio (Tia Nastácia). Teve também inúmeras fases até os anos 1980, com várias trocas de atores que faziam Pedrinho e Narizinho. Na década passada, a série voltou a ser produzida com um novo time de atores e, pela primeira vez, uma criança fazendo a boneca Emília. Era Isabelle Drummond, hoje adulta, fazendo a novela 'Verão 90'.

RESGATE

Uma das ideias da Cia. Teatral Sassaricando, com suas peças, é resgatar o que era a infância há várias décadas, além de trazer de volta o contato da criança com o livro físico - como afirma a própria companhia. "Estamos certos de que, através do amor pela obra de Monteiro Lobato, realizaremos uma montagem que agradará tanto as crianças, quanto os pais, avós e familiares", afirma Ricardo Silva.

Você pode gostar
Comentários