Elza Soares  - Daryan Dornelles/Divulgação
Elza Soares Daryan Dornelles/Divulgação
Por O Dia

Rio - Em homenagem à mulher, o Sesc RJ promove durante todo o mês de março nas unidades do Sesc RJ atividades dedicadas a refletir sobre o protagonismo feminino. A programação culmina, no dia 29 de março, com um dia inteiro de palestras, oficinas, instalações artísticas, performances e show gratuito da cantora Elza Soares, às 20h, na Praça XV. Ao todo, o Sesc RJ terá mais de 140 atividades dedicadas a discutir o protagonismo feminino.

A cantora se apresenta em performance da turnê do álbum "A Voz e a Máquina". Acompanhada por dois músicos da cena eletrônica e um guitarrista, o quarteto é ao mesmo tempo minimalistas na formação e completo musicalmente como uma orquestra, em arranjos sob medida para a voz da Diva Pop. Samples, loops, drum machines, synths e a voz processada, desconstruída e reconstruída pelas máquinas musicais. Após dedicada pesquisa sobre a música eletrônica, Ricardo Muralha e Bruno Queiroz adicionaram ao show controladores midi de diversas naturezas, tablets e possibilidades em ”loop” de todos os instrumentos, somado as guitarras do produtor musical Rafa Barreto, resultando em arranjos originais e orgânicos.

O show é uma reunião de clássicos de carreira da artista, além de hits do momento em releituras descoladas como Computadores Fazem Arte, A Carne, Mulher do Fim do Mundo, O Tempo Não Para e outros clássicos da música popular brasileira. O show ganha um tom ainda mais emocionante quando Elza Soares protesta em verso e prosa contra as mazelas da sociedade em músicas como Não Recomendado e Milagres. Mas antes, das 18h às 18h30, haverá show com Nina Rosa, seguido da performance da Dj Tammy e da oficina do passinho. 

A intenção do projeto "Março Delas" é apresentar um olhar crítico para a sociedade, fundamentado numa análise da luta das mulheres por direitos, autonomia, protagonismo e equidade social, que reforcem o posicionamento das mulheres em relação aos diversos temas de seus cotidianos, incluindo violência e empoderamento. Faz parte do papel da instituição promover ações que retifiquem o papel fomentador de políticas públicas, promovendo ações de fortalecimento, reexistência e luta por direitos. 

A programação envolve diversas áreas da instituição, com atividades da equipe de Assistência para debater e discutir os direitos sociais e o protagonismo feminino; da equipe de Saúde, trazendo informações de prevenção e tratamento; da área de Lazer, com ações de qualidade de vida e Cultura com show de mulheres ou ligados ao universo feminino culminando com o encerramento da cantora Elza Soares.

 Das 12h às 18h, o público poderá conferir gratuitamente uma série de intervenções desenvolvidas pelo Sesc RJ. Entre elas, “Poesia de Encontro – O Ontem e o Agora”, Intervenção poética sobre o empoderamento de mulheres na literatura; “Ainda sim me levanto”, intervenção poética com atriz declamando poemas/ frases de autoras da literatura brasileira, latino-americana e africana e "Fulfil", uma sátira sobre uma gestante, a enfermeira e um pai que não se move. 

Você pode gostar
Comentários