Imagens e textos das redes sociais são projetados por dezenas de displays de LCD em sala totalmente espelhada

 - Divulgação
Imagens e textos das redes sociais são projetados por dezenas de displays de LCD em sala totalmente espelhada Divulgação
Por O Dia
Rio – Imagine uma sala escura que, de repente, se ilumina levando o visitante a uma verdadeira viagem por sua vida virtual. Essa é a proposta da instalação "Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital", que chega ao Rio de Janeiro no dia 5 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), com entrada gratuita. 


A experiência é baseada em fotos e mensagens publicadas pelos próprios usuários nas redes sociais, projetadas em dezenas de displays de LCD. Os padrões e as imagens se combinam, pouco a pouco, resultando numa colagem caleidoscópica abstrata, com direito a hashtags e legendas correspondentes às fotografias compartilhadas, em diversos tamanhos e posições: grandes, pequenas, de cabeça para baixo e de lado.

Quando as projeções estão chegando ao fim, as telas se apagam, ao som de uma respiração rápida e ansiosa. Nessa hora, o visitante fica com a sensação de ter vivido algo único, inusitado, como um sonho.

“O Museum of Me usa inteligência artificial para interpretar a vida digital do visitante, provocando sensações por meio de um sofisticado sistema de som dinâmico, que permite variações sutis de acordo com o resultado das análises das fotos da pessoa”, explica Felipe Reif, sócio da Cactus, estúdio colaborativo criador da exposição.
Publicidade
Museum of Me foi desenvolvido pela CACTUS, que já criou outras experiências artístico-tecnológicas imersivas exibidas em Nova York, Hong Kong e nos Jogos Olímpicos. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Administração Predial SA (APSA), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, além de apoio da Benetton Perfumes. A produção é assinada pela Dell’Arte Soluções Culturais.

Como funciona
Para visitar o Museum of Me será preciso informar uma conta no Instagram, rede social utilizada como base para a execução do sistema. O espaço permite a entrada de até três pessoas por vez, mas somente uma passará o cadastro na rede social.

É possível fazer fotos e compartilhar a experiência durante a jornada que dura pouco mais de um minuto. A entrada é por ordem de chegada. 
Publicidade
Serviço:

Museum of Me. CCBB Rio de Janeiro - Rua Primeiro de Março, 66, Centro. De 05/09 a 29/09. Quarta a segunda: 09h às 21h. Entrada gratuita.