Eliana abre comemorações pelo aniversário de 51 anos e comenta sucesso na carreiraIude Richele / Divulgação

Rio - Eliana celebra 32 anos de carreira em 2023. Neste período, a artista se consagrou como uma das queridinhas da televisão brasileira. Apresentadora do SBT, ela participou, neste final de semana, da 26ª edição da campanha Teleton, maratona solidária da emissora paulista em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Depois de apoiar o evento beneficente em sua 10ª edição como madrinha e porta-voz da causa, a comunicadora abre o jogo sobre o sucesso na TV aberta com o "Programa Eliana" e já entra no clima das comemorações pelo aniversário de 51 anos, que completa no próximo dia 22.
Titular das tardes de domingo no canal de Silvio Santos, Eliana diz que o segredo para a longevidade do programa está no contato próximo com a audiência. "Nossa equipe é afiadíssima, super atenta às novidades e inovações que podemos trazer ao público. Em 14 anos de programa, numa faixa tão concorrida, é importante que a gente consiga antecipar os desejos e anseios do público, trazendo conteúdos e formatos frescos e atuais", afirma.
Trajetória de sucesso
A paulista Eliana Michaelichen Bezerra começou a chamar atenção do público ainda na adolescência, quando integrou os grupos musicais A Patotinha e Banana Split. Mas foi aos 18 anos que a loira estreou oficialmente como apresentadora, no comando do programa infantil "Festolândia", do SBT. A atração ficou poucos meses no ar e foi seguida pela participação de Eliana na "Sessão Desenho", projeto que inspirou a artista a lançar uma nova versão da música "Os Dedinhos", seu maior sucesso até hoje.
Depois, a artista ganhou ainda mais destaque como a primeira titular do "Bom Dia & Cia". A apresentadora tem também em sua trajetória uma longa passagem pela Record TV, a estreia nos cinemas com "Eliana e o Segredos dos Golfinhos", de 2005, e o retorno ao SBT, em 2009, com seu programa atual. Mas Eliana revela que já pensa em qual será seu próximo passo. "São muitas possibilidades, né? E sinto que a internet chegou com mais um milhão de opções de formatos de conteúdo que eu poderia experimentar. Me sinto super feliz e realizada como comunicadora na televisão, mas quem sabe eu não embarco num projeto nas redes sociais no futuro? Ou talvez um programa de entrevistas? Estou sempre aberta aos novos desafios".
Força feminina
Com a experiência de três décadas à frente das câmeras, ela confessa que se sente "dividida" ao comentar os avanços da presença feminina na televisão. "Por um lado, fico super feliz de ter quebrado esse paradigma e ser uma mulher, com mais de 50 anos, apresentando um programa para toda a família numa faixa predominantemente masculina, aos domingos. Já são 18 anos ininterruptos nessa função. Porém, meu desejo mesmo é que mais mulheres cheguem para ficar nesses espaços, sabe? Sonho muito com uma televisão com espaço para muitas mais de nós", declara.
E a apresentadora sabe do que está falando, depois de dividir o sucesso nas telinhas, por muitos anos, com duas amigas de trajetórias semelhantes: Xuxa, 60, e Angélica, 49. As loiras já revelaram ter uma forte conexão entre si e estiveram entre os assuntos mais comentados nas redes sociais em agosto deste ano, durante o "Criança Esperança", na TV Globo. O trio se reuniu para uma apresentação que encheu os fãs de nostalgia com o medley das canções "Vou de Táxi", "Ilariê", "Os Dedinhos" e "Lua de Cristal".
Além disso, Eliana viralizou na internet com o discurso em que descartou qualquer rivalidade entre as três e enalteceu a força feminina. "Para mim, foi um momento de celebração da união entre mulheres, principalmente como inspiração para meninas e jovens. Fiquei muito feliz com o alcance que a nossa mensagem conseguiu. E também foi muito divertido esse processo de preparação e ensaio entre amigas para a apresentação. É sempre bom quando a gente consegue unir tantas coisas importantes e afetivas em um mesmo lugar", conta.
Nova fase
Em 2022, Eliana comemorou a chegada aos 50 anos com um vídeo em que refletiu sobre o ciclo que iniciava, sem medo de julgamentos. Um ano depois, ela garante que este continua sendo seu mote para a fase atual. "Estou muito feliz com a autoconfiança que a maturidade me trouxe. Acho que o etarismo e as pressões estéticas estão sempre ali, prontas para nos atingir… E confesso que nem sempre consigo me blindar dessas inseguranças. Mas agora, depois dos 50, já tenho as ferramentas necessárias para lutar contra elas. Acredito que devemos viver livres e sem medo de ser, em qualquer idade", opina.
Sucesso na TV e nos negócios, a empresária conta qual é seu segredo para conciliar os compromissos profissionais com a vida pessoal. "Olha, é um desafio, viu? O equilíbrio de todos esses pratinhos nem sempre é possível, mas costumo dizer para mim mesma que o importante é fugir da autocobrança extrema", diz ela, que é mãe de Arthur, de 12 anos, fruto do antigo relacionamento com João Marcelo Bôscoli, e Manuela, de 6, do casamento com Adriano Ricco. Os dois estão juntos desde 2014.
"Os momentos e as memórias que crio diariamente com os meus filhos vêm sempre em primeiro lugar, mas converso muito com Manu e Arthur sobre isso… E eles já entendem que a mamãe trabalha muito, porém que ela sempre voltará pra casa para passar um tempo de qualidade com eles", explica.
Pronta para festejar o aniversário de 51 anos "do melhor jeito possível, com a família e os amigos por perto", a apresentadora entrega os pedidos que faz para o próximo ano. "Só consigo desejar mais saúde e paz. Clichê, né? (risos) Mas é um clichê real. Me sinto feliz e realizada, como profissional, mulher e mãe… E estou de braços abertos para o que vier no horizonte pra mim."