Steve Park participou de dois episódios de ’Friends’ em 1996 e 1997Divulgação / NBC

O ator Steve Park, que participou de dois episódios da série "Friends" entre 1996 e 1997, revelou que sofreu racismo nos estúdios de gravação mais de uma vez. Em entrevista ao podcast "Pod Meets World", ele afirmou que a equipe que produzia o programa cometia injúrias raciais e classificou o ambiente como "tóxico".


"Na época, eu senti que era um ambiente meio tóxico. James Hong era o ator que também estava no episódio comigo, e [o assistente de direção] estava chamando ele pro set e, basicamente, dizendo: 'Cadê o oriental? Pega o oriental'", disse, em episódio transmitido na última segunda-feira (3).

A palavra "oriental" é considerada ofensiva quando usada contra pessoas e está relacionada ao colonialismo e preconceito de reduzir todas as identidades asiáticas a um único termo, segundo o dicionário Merriam-Webster, um dos maiores da língua inglesa.

"Essa não foi a primeira vez que isso aconteceu, sabe, mas esse era o ambiente em que isso era algo normal em Hollywood, em 1997, acho que foi esse o ano. E ninguém sentiu a necessidade de corrigir ou dizer algo sobre isso. Então, esse era um comportamento considerado normal", ponderou.

Park tem 62 anos, nasceu em Nova York, Estados Unidos, e é filho de imigrantes sul-coreanos. Ele já apareceu em "O Mundo é dos Jovens", "Law & Order" e "Louco Por Você". Em "Friends", Steve atuou nos episódios "Aquele da Catapora" e "Aquele com o Campeão de Vale-Tudo", da 2ª e 3ª temporada, respectivamente.