Yasmin Brunet relembra que quase desistiu do ’BBB 24’ por causa do Lipedema: ’Vão me ver assim’Reprodução de vídeo

Rio - Yasmin Brunet, de 36 anos, comentou o diagnóstico de Lipedema durante entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, deste domingo (9). A modelo falou sobre o tratamento adequado que a fez perder mais de 10 kg. Além disso, relatou que quase desistiu de entrar no "Big Brother Brasil" por medo dos comentários que receberia sobre a sua aparência. No entanto, disse que a participação ajudou a entender a doença.
"Foi quando eu saí do 'Big Brother' que eu descobri. Porque, até então, o que eu achava era que eu retinha muito líquido. Fazia muita massagem que doía, doía demais, me deixava roxa", relembrou a influenciadora digital, que participou da edição 24 do reality.
Ao ser questionada pela repórter, Ana Carolina Raimundi, se ela tinha a preocupação de esconder o corpo na 'casa mais vigiada do Brasil', Brunet admitiu: "Muito! Foi um dos motivos que eu falava para minha mãe: 'Mãe, não sei se tenho coragem de ir, porque vão me ver assim e morro de vergonha. E agora?'. E aí, de fato, viram e falaram. E isso foi, de certa forma, um alívio para mim. Porque é como se eu tivesse arrancado o band-aid de uma coisa que eu tentei tampar por tanto tempo e aí eu já estava ali exposta, então não tinha mais o que fazer", disse a empresária.
Durante a reportagem, foi abordado que a passagem de Yasmin pelo reality ajudou outras mulheres a entender que Lipedema é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento. O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Armando Lobato explicou: "O Lipedema é uma doença crônica de depósito anormal de gorduras, principalmente em membros inferiores. E menos frequente nos braços", disse o médico.
O profissional, então, destacou que o tratamento é feito com exercício e alimentação adequados. "Drenagem de membro inferior para Lipedema deve ser feita manualmente com pessoas especializadas. Dos exercícios, o importante é uma caminhada lenta", falou, além de recomendar hidroginástica, uso de meias elásticas de média compressão e dieta antioxidante:
"Peixes como o atum, salmão. Azeite extra virgem, castanha de caju, vegetais de cor verde escura. Proteína, você pode comer o ovo, uma carne de boi magra. O açúcar é um dos gatilhos para os sintomas", afirma Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Yasmin reclamava de dores nas pernas, inchaço e ganho de peso só da cintura para baixo. Ao encontrar o diagnóstico e tratamento, a modelo conseguiu emagrecer. "Eu procurei um profissional e perdi 15 kg". "Sem cirurgia e remédio?", questionou a repórter. "Sem cirurgia, só com alimentação e exercício", afirmou a ex-BBB.
Posicionamento 
A atriz Bárbara Reis, que também tem a doença, deu sua opinião sobre a entrevista, através das redes sociais, nesta segunda-feira (10), e declarou que a situação vai além da estética. "Sinceramente, eu achei que eles fossem trazer a luz do que realmente é a doença. Claro, falaram sobre os sintomas, do que a gente que é portadora sente, mas focaram muito nessa questão de estética, que realmente é algo que incomoda muita gente, mas é para além da estética", disse ela. 
A artista também comentou sobre a escolha dos médicos para falar sobre o Lipedema. "E eu acho também que pegaram dois médicos que falaram sobre o assunto de forma muito rasa. Tem tanto médico especializado nisso. Inclusive, descredibilizando médicos especializados nisso. E eu acho que os médicos deveriam ser mulheres. E principalmente mulheres que tem o lipedema. Não estou dizendo que para você falar sobre a doença, você tem que ter ela. Mas tinham dois médicos falando sobre o assunto e tem tantas médicas maravilhosas", relatou.