Brasileiros apelidam Portugal de Guiana Brasileira e irritam portuguesesReprodução Instagram / X

Rio - Nos últimos dias, os brasileiros têm invadido as contas de influenciadores portugueses para chamar Portugal de Guiana Brasileira. Cansada dos comentários, a criadora de conteúdo Nokas se revoltou com o meme e gravou um vídeo, que viralizou nas redes sociais, aumentando ainda mais a zoeira.
"Guiana Brasileira? Para vossa excelentíssima informação: Guiana é um país da América do Sul, aí, bem pertinho do Brasil. Não somos nós, isto aqui é Portugal. Primeiro foi o meme do ouro. 'Roubamos o ouro'. Depois, surgiu que falamos um português arcaico, pré-histórico. E agora somos uma Guiana? Uma coisa é certa: vocês têm criatividade nos memes. Mas nós não somos uma Guiana", gritou Nokas na publicação.
Além dela, outros influenciadores portugueses também se irritaram com o meme. A revolta, no entanto, apenas serviu de combustível para os brasileiros aumentarem a brincadeira. Nas redes sociais, internautas começaram a sugerir mais nomes para Portugal.
No X, antigo Twitter, brasileiros deram mais sugestões de nome, além de Guiana Brasileira, como: Vitória da Reconquista, Faixa de Gajos, Capitanias Desnecessárias, Porto de Gajinhas, Pernambuco em Pé, Rio Grande de Fora, Ilha de Camões, Rio de Fevereiro, Acre do Leste, Mato Grosso do Norte, Porto Triste, Espírito Obsessor, Nova Tupiniquim e mais. Até algumas bandeiras já foram criadas.
O influenciador Felipe Neto também entrou na brincadeira e respondeu Nokas: "Calma, povo luso-guianense. Eu sei que causa revolta, mas vamos tentar entender. Eu estou ali na mistura, gente. Metade da minha família é toda de Portugal, metade do Brasil, eu sou luso-brasileiro. Pessoal aí de Faixa de Gajos, vocês não precisam ficar revoltados".
No TikTok, diversos vídeos com explicação da formação da Guiana Brasileira e até vlogs de pessoas visitando a "colônia do Brasil" começaram a surgir. "Gostei muito de conhecer e Guiana Brasileira. Sem duvidas um dos melhores lugares do Brasil", brincou um perfil.