Maria BethâniaThiago Mattos / Brazil News

Rio - Mangueirense de coração, Maria Bethânia usou suas redes sociais nesta quarta-feira (16) para comemorar o enredo escolhido pela Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2026: uma homenagem ao Bembé do Mercado, tradicional celebração religiosa e cultural de Santo Amaro da Purificação, na Bahia — terra natal da artista.
"Lá vem história… E Santo Amaro e o ritual do Bembé! Que beleza o Brasil todo saber sobre o Bembé do Mercado em Santo Amaro! Viva Beija-Flor! Viva a cultura brasileira! Viva a história do Brasil!", escreveu a artista em publicação que incluiu um vídeo com imagens e depoimento de Caetano Veloso. Em 2016, Bethânia foi tema do desfile campeão da Mangueira.
O Bembé do Mercado surgiu em 1889, apenas um ano após a abolição da escravidão no Brasil, e é considerado um dos mais antigos eventos de matriz africana realizados em espaço público no país. A celebração reúne mais de 60 terreiros de candomblé do recôncavo baiano e acontece durante cinco dias em praça pública, com intensa programação cultural, religiosa e artística.
O ponto alto do evento é o xirê — conjunto de cânticos e danças para os orixás —, seguido por um cortejo até a beira-mar, onde são oferecidos presentes a Iemanjá e Oxum, em agradecimento pela liberdade conquistada com a assinatura da Lei Áurea, em 1888.
Em reconhecimento à sua importância, o Bembé do Mercado foi tombado como Patrimônio Imaterial da Bahia em 2012 e, sete anos depois, passou a integrar o Patrimônio Cultural do Brasil. Agora, pleiteia o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco.