Tia Surica é presidente de honra da PortelaArquivo / Estefan Radovicz / Agência O Dia
Eleição na Portela: Tia Surica declara apoio à chapa de oposição
Grupo que tentará derrotar atual presidente é liderado pelo advogado Leovegildo Pinto e o empresário André 'da Martinelli'; uma terceira corrente também poderá participar do pleito
Rio - A eleição na Portela, que acontecerá na segunda quinzena de maio, promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Atual presidente da escola, o professor e antropólogo Fábio Pavão, que tentará a reeleição, enfrentará a chapa liderada pelo advogado Leovegildo Pinto, conhecido como Doutor Léo, e o empresário André "da Martinelli". O grupo de oposição conta com o apoio da presidente de honra da Azul e Branco e membro da Velha Guarda, Tia Surica. O pleito poderá, ainda, ter a presença de uma terceira chapa, ainda sem nomes definidos.
Em entrevista ao DIA, nesta quarta-feira (16), a baluarte confirmou a adesão. "Tem que mudar, né?", disse a sambista, sem se aprofundar no assunto. Nesta terça-feira (15), uma postagem no perfil oficial da veterana, no Instagram, já havia manifestado o apoio. A publicação foi compartilhada pela chapa "Supera Portela".
"A história sentiu a necessidade de mudança. E quem fez parte dela sabe reconhecer que agora é a hora certa. Com muita honra, anunciamos: Tia Surica é a presidente de honra da nossa chapa", diz a postagem, que veio acompanhada de uma foto de Tia Surica no último desfile.
O dia exato da eleição ainda não foi definido. O estatuto prevê que o pleito pode ser marcado até dez dias antes da publicação do edital, que será feita na segunda quinzena de maio. As chapas deverão ser inscritas entre o décimo e o quinto dia anteriores à data da votação, por isso ainda não há confirmação oficial dos nomes que entrarão na disputa.
Cada grupo, ao confirmar candidatura, também precisa apresentar a lista completa com os nomes dos mais de 20 membros postulantes ao Conselho Deliberativo. Todos os inscritos têm que estar aptos a votar, tendo as mensalidades em dia, no caso dos sócios contribuintes.
O candidato a vice na chapa da situação será Luis Carlos Magalhães, ex-presidente da Portela e ex-diretor cultural da Liesa.
Agora adversário da atual diretoria, Doutor Léo atuou como advogado da Portela nos últimos 14 anos. Já o vice na chapa, André, é dono de uma imobiliária e ajudava financeiramente a agremiação.
No último desfile, a agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira, que é a maior campeã do Carnaval, com 22 títulos, ficou em 5º lugar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.