Unidos da Ponte levará para avenida o enredo ’Tamborzão ? O Rio é baile! O poder é black!’Divulgação

Rio - A Unidos da Ponte levará para a Marquês de Sapucaí em 2026 o enredo "Tamborzão - O Rio é baile! O poder é black!", que exalta as raízes negras e periféricas do estado do Rio de Janeiro e promete transformar a avenida em um grande baile de resistência, identidade e celebração.
De volta ao Carnaval carioca, o carnavalesco Nícolas Gonçalves celebra o tema da Azul e Branca de São João de Meriti. "Com esse enredo, a gente quer mostrar que o baile é muito mais do que entretenimento, é território de afirmação, de construção coletiva, de memória ancestral. O funk, o soul, o charme, tudo isso é parte da nossa história. A Sapucaí vai virar pista de dança e terreiro de celebração, o tamborzão é o coração da favela pulsando!", afirma. 
Na reformulação da escola para 2026, o presidente Tião Pinheiro e o gestor Gustavo Barros comentaram a relevância da escolha do enredo e a preparação para o próximo desfile. "Estamos vivendo um novo momento na Unidos da Ponte. Queremos reafirmar nossa identidade e nossa força como uma escola da Baixada Fluminense, valorizando nossa cultura e nosso território. Esse enredo fala diretamente com a nossa comunidade”, destaca. 
"Esse enredo é um posicionamento da escola, uma afirmação do lugar da cultura negra e periférica na história do Rio e do município de São João de Meriti. Em um momento em que tantas vozes tentam silenciar, a Unidos da Ponte escolhe gritar em alto e bom som: o Rio é baile, e o poder é sim black! Podem esperar uma Ponte muito potente em todos os sentidos", completa Gustavo Barros.
Vale lembrar que a Unidos da Ponte será a última escola de samba a desfilar no sábado, dia 14 de fevereiro, na Série Ouro.