Rio - A Estação Primeira de Mangueira homenageou a cantora, Preta Gil, que morreu aos 50 anos, neste domingo (20), em uma publicação feita no Instagram. A escola de samba recordou a coroação da cantora como rainha de bateria, em 2007, a relação dela com a agremiação e exaltou a artista.
"Uma mulher incrível nos deixou hoje. De maneira precoce. Após muita luta, a cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo aos 50 anos após complicações em decorrência do tratamento do câncer que realizava nos Estados Unidos. Preta Gil possui uma relação profunda e marcante com a Estação Primeira de Mangueira. Foi coroada Rainha de Bateria para o Carnaval de 2007. E essa foi uma experiência muito significativa para ela, que a descreveu sempre como uma das mais lindas em todos os seus carnavais", escreveu.
A Mangueira ainda destacou a importância da filha de Gilberto Gil no ativismo social. "Usou sua vida e sua obra para discutir questões como a diversidade, a igualdade e a representatividade, especialmente em relação à gordofobia e o racismo. Ela se tornou uma voz forte e independente, quebrou barreiras e promoveu diálogos sobre importantes questões. Hoje toda a nação mangueirense está de luto. Em nome da presidente Guanayra Firmino e da nossa diretoria e manifestamos nossas condolências e um profundo pesar por sua morte. Que seus familiares, amigos e fãs possam encontrar na beleza da sua trajetória algum conforto por sua partida", completa.