Por tabata.uchoa

Rio - Com o crescimento do uso das redes sociais, as pessoas, que antes comentavam discretamente sobre a sexualidade alheia, hoje questionam o tema aos quatro cantos da internet. As celebridades geralmente despertaram o interesse público. Onde vivem? O que comem? Com quem têm relações sexuais? E quando o famoso se declara homossexual, essa última pergunta pode aflorar ainda mais a curiosidade. Mas, e quando ele não se assume?

Nas últimas semanas, a cantora Ana Carolina e a atriz Letícia Lima foram vistas aos beijos em um camarote na Sapucaí. Porém, em uma coletiva sobre a novela “A Regra do Jogo”, Letícia evitou falar quando questionada sobre o assunto e deixou a entrevista.

Letícia Lima e Ana Carolina foram vistas aos beijos no carnaval. Renan Já teve a sexualidade questionada nas redes sociaisArquivo

O participante Renan, do BBB16, também tem sua sexualidade questionada nas redes sociais. Ele chegou a falar que se relaciona com uma pessoa fora do programa. Alguns sites chegaram a afirmar e entrevistar o suposto namorado do modelo.

Mas até que ponto a sociedade pode impor uma pessoa a se assumir publicamente? A psicoterapeuta Maura de Albanesi acredita que as pessoas têm essas celebridades como ‘pessoas ideais’, interessantes e inteligentes, o que gera ainda mais interesse sobre suas intimidades.

“Sobre a nossa sexualidade, falamos de sexo sempre como algo muito reservado. E, de fato, o tema reservado interessa e, muito, especialmente, quando está relacionado aos famosos. É uma forma das pessoas se sentirem próximas deles”, afirma Maura.

A psicoterapeuta diz ainda que sair do armário para algumas celebridades pode ser um “boom” na carreira. “Muitos podem dizer: ‘nossa ele teve coragem de se expor e de dizer quem ele é mesmo’. Então, tem um aspecto muito positivo, ele não teve medo de se mostrar quem é."

Quando sair do armário?

Por privacidade, muitos famosos não falam abertamente sobre o assunto ou até mesmo ficam no armário por tempo indeterminado.

O ator Marco Nanini, por exemplo, só assumiu ser gay aos 63 anos, em 2011. Já o cantor Ricky Martin declarou sua sexualidade aos 38.

Para Maura de Albanesi, o melhor momento é aquele no qual a pessoa está forte com ela mesma. “Ela deve estar segura de se assumir como é e de se mostrar como ela é sem usar máscaras. É o momento que a pessoa se aceita. E se ela se aceita inteiramente, ela não tem como se esconder”, afirma Maura.

“Preso no armário”

Profissão, família ou amigos. Esses são alguns dos motivos que levam as pessoas a não declararem sua sexualidade abertamente. Porém, segundo a especialista, não revelar a orientação sexual pode gerar conflitos internos.

“Se você é uma coisa, mas diz ser outra, se trata de uma mentira que falamos constantemente. Toda vez que mentimos, o nosso corpo registra isso e gera estresse”, diz Maura.

Ela revela ainda que a omissão da sexualidade pode contaminar a autoestima e o relacionamento com os fãs. “Isso gera um conflito entre ‘quem eu sou e o que estou querendo passar às pessoas’. Celebridades nessa situação podem se questionar: os fãs não gostam de mim, mas apenas daquele personagem que eu criei”, observa.

Portanto, não há momento pré-definido ou pressão social que obrigue a pessoa a se assumir publicamente. Ainda segundo Maura, “se trata de um momento natural, o momento exato é quando ela se sente segura”, completa.

Reportagem: Alan Victor Souza

Fonte: iG

Você pode gostar