Documentário sobre a vida de Daniel tem depoimentos de Xuxa, Sérgio Reis e Renato Aragão

Diretor conta que precisou lidar com mais de quarenta horas de gravação e de depoimentos, do cantor e de amigos

Por RICARDO SCHOTT

Na festa de lançamento: Xuxa (E), a esposa Aline e o radialista João Ferreira. Ao lado (D), João Paulo e Daniel no começo da carreira
Na festa de lançamento: Xuxa (E), a esposa Aline e o radialista João Ferreira. Ao lado (D), João Paulo e Daniel no começo da carreira -

Rio - Daniel mal pôde acreditar quando viu suas três décadas de trabalho condensadas em inacreditáveis 70 minutos, no documentário 'Daniel - 30 Anos na Estrada'. A história do cantor sertanejo, que ganha exibição no canal Cine Brasil, dedicado ao cinema brasileiro, hoje às 22h30 (com reprises no sábado, às 23h, dia 26 às 6h50 e dia 28 a 1h15) hoje às 22h30 (com reprises no sábado, às 23h, dia 26 às 6h50 e dia 28 a 1h15), é contada na telona pelo próprio artista, com a ajuda de nomes como Xuxa, Renato Aragão, Peninha, Sérgio Reis, Cezar, da dupla Cezar & Paulinho, Rick, da dupla Rick & Renner e vários outros. E o cantor diz que ainda faltou espaço para mais amigos.

"A gente queria trazer tanta gente mais para falar. Existem momentos cruciais e a gente tentou priorizar o que era mais importante", contou, na coletiva de lançamento do filme. Daniel conta que teve um enorme sentimento de orgulho ao ver tudo pronto. "Se eu tivesse a oportunidade de voltar, faria tudo novamente. A vida é um grande aprendizado, é um tropeço aqui e ali, você tem que se reerguer na frente... O mais importante é você continuar sendo você mesmo".

O diretor Jeremias Moreira, que já fizera 'O Menino da Porteira', com Daniel no papel do peão Diogo, revela que lidou com mais de quarenta horas (!) de gravação. "Fomos fazendo uma seleção, e vimos que em uma hora e dez, a história tava contada", conta o cineasta, que flagrou momentos cruciais das viradas na carreira de Daniel. "Uma imagem que me encanta é quando a Belina que levava toda a equipe (dele e do João Paulo, parceiro morto em 1997) é substituída por dois ônibus e duas jamantas", conta, rindo.

Saudade

Entre depoimentos, a história de Daniel com João Paulo, bem como o acidente automobilístico que tirou a vida do parceiro, são lembradas no filme. Daniel se emocionou ao lembrar do amigo, mas conta que as lembranças são inevitáveis.

"Ele não sai do meu pensamento, convive comigo no meu dia a dia. Ele é lembrado sempre como parte integrante de tudo isso, um irmão que eu tive, uma das razões de eu estar cantando ainda hoje", conta Daniel em conversa por telefone com O DIA. Ele diz que já pensou em parar de cantar, durante problemas pessoais que enfrentou na época do filme 'O Menino da Porteira'. Foi salvo justamente pelo convite para atuar nas telas. Hoje, nem se imagina mais querendo desistir.

"A gente procura se fortalecer a cada dia. É o que eu amo fazer, não saberia fazer outra coisa sem ser cantar. Um dia tudo pode deixar de ser, mas eu tenho que estar preparado. O mais importante é fazer as coisas com amor e dedicação. E temos tocado muita gente por aí", alegra-se o cantor.

Show

Daniel começa show novo, 'Versões De Mim', em abril no Teatro Bradesco e pensa em retornar com seu projeto 'Meu Reino Encantado', voltado para a música sertaneja de raiz. "É meu berço, o começo de tudo. Era muito jovem quando comecei a ouvir esse gênero musical dentro de casa. Foi aflorando em mim de forma natural esse gosto pelo estilo. Somos uma bandeira também. Não podemos deixar a música de raiz se perder no tempo. As novas gerações têm que conhecer", conta.

Filme de ficção

Daniel já fez filme e novela como ator. A possibilidade de sua história de vida se transformar num filme de ficção existe, embora fique para quando o cantor tenha tempo. "Tudo pode acontecer, temos um leque de oportunidade. Temos um bom conteúdo e graças a Deus, gente para ajudar a construir isso", diz.

O diretor Jeremias, por sinal, disse na coletiva que tem um projeto prontinho para apresentar ao cantor. Mas faz mistério. "Ele vai ser o primeiro a saber, depois conta!", brincou.

Galeria de Fotos

Na festa de lançamento: Xuxa (E), a esposa Aline e o radialista João Ferreira. Ao lado (D), João Paulo e Daniel no começo da carreira Divulgação/Manuela Scarpa
Daniel, no lançamento do documentário Daniel - 30 anos na estrada Divulgação/Manuela Scarpa
Daniel com a mulher Aline, no lançamento do documentário Daniel - 30 anos na estrada Divulgação/Manuela Scarpa
João Paulo e Daniel no começo da carreira Divulgação
Fotos da festa de lançamento do documentário Daniel - 30 anos na estrada Manuela Scarpa
Fotos da festa de lançamento do documentário Daniel - 30 anos na estrada Divulgação/Manuela Scarpa

Comentários