TV aberta se consolida na pandemia, diz levantamento - Divulgação
TV aberta se consolida na pandemia, diz levantamentoDivulgação
Por O Dia
Rio - A cada dia a TV aberta ganha mais protagonismo. Desde março, quando os casos da Covid-19 se espalharam por todo o país, são os canais abertos que desempenham o papel de informar a população diariamente. De acordo com dados do Kantar Ibope Media, a quantidade de aparelhos ligados das 7h à meia-noite aumentou 10% nos meses de janeiro a maio deste ano, quando comparado ao mesmo período em 2019. Isso quer dizer que cada brasileiro assistiu a 5h25 de TV aberta em 2020; no ano passado, a média foi de 5h12.
"Graças à TV aberta, que tem um alcance de 98% do território nacional, as informações têm sido passadas de forma clara e precisa - tudo o que este momento requer para evitarmos o pânico", afirma José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

Para se aproximar ainda mais do público, os centros de produção televisivos também se adequaram a novas tecnologias. As famosas lives, que até então eram comuns na internet, passaram a permear a programação da TV Aberta. Apenas como exemplo, segundo dados consolidados do Ibope, a live da Ivete Sangalo, exibida em abril, pela TV Globo, teve média de 29 pontos em São Paulo, com direito a share de 45%.