Richard GereReprodução / Instagram

Rio - Richard Gere produziu recentemente um show beneficente para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia. Com o espetáculo, o astro de hollywood arrecadou US$ 360 mil — o que é equivalente a R$ 1,7 milhão de reais — para a Direct Relief, organização humanitária que fornece ajuda médica aos afetados pelo conflito.
Ao início do espetáculo, o ator fez um discurso sobre seus objetivos com o evento. "Reconhecemos a luta deles como nossa pelo direito à autodeterminação, liberdade, por um mundo mais justo e seguro baseado na sabedoria e no amor", iniciou Gere, citando posteriormente Leonard Bernstein, o maestro esteve a frente de 400 apresentações no Carnegie Hall: "Lenny disse: 'Esta será nossa resposta à violência. Fazer música de forma mais intensa, mais bela, mais dedicada do que nunca'."
O evento ocorreu no Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos e contou a participação da soprano Angel Blue, as mezzo-sopranos Denyce Graves e Isabel Leonard, o pianista Evgeny Kissin, os violinistas Midori e Itzhak Perlman, a vencedora do Tony Award, Adrienne Warren, o cantor Michael Feinstein, a vocalista de jazz Cécile McLorin Salvant, o bandolinista Chris Thile e a atriz Jessica Vosk.
"Todos nós do Carnegie Hall sentimos que tínhamos que fazer tudo ao nosso alcance para reunir o maior número possível de pessoas em apoio ao povo ucraniano. Eles também estão lutando por todas as nações do mundo que se atrevem a questionar o direito de uma nação poderosa de abusar de seu poder, procurando decidir seu futuro por eles e, se recusarem, fazendo o que puderem para destruí-los", afirmou Clive Gillinson, diretor executivo do Carnegie Hall.
Antes da apresentação musical, a Embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield falou sobre os esforços que pretendem fazer para conter a invasão russa no território ucraniano. "Faremos tudo, e quando digo tudo, quero dizer tudo o que estiver ao nosso alcance, para defender a Ucrânia, defender seu povo e defender sua cultura", disse.