Faustão e a mulher, Luciana CardosoReprodução/Instagram

Rio - Luciana Cardoso e João Guilherme Silva, mulher e filho de Faustão, viajaram à Brasília para pedir melhorias no sistema de doação de órgãos, após o apresentador receber alta hospitalar depois de receber um transplante de coração. Na noite desta terça-feira (12), a jornalista foi ao Instagram para contar detalhes do encontro que teve com deputados e senadores para defender a causa.
"Queria dizer que a gente fez hoje esse apoio à ideia de fortalecer ainda mais os transplantes no Brasil", começou ela, em vídeo publicado na rede social. "Conversamos com muitas pessoas sobre fortalecer especialmente a região Norte do país, e também a região Nordeste, pra que existam centros de transplantes em todas as regiões", detalhou.
Em seguida, Luciana explicou que muitos pacientes precisam se mudar de estado para passar pela cirurgia de transplante, o que deve ser reduzido. "Esse assunto foi colocado e acho que é um passo muito importante, pra que a população tenha consciência de que todas as regiões do país merecem e precisam ter esse suporte", afirmou a jornalista.
João Guilherme Silva se juntou à mãe em uma sessão na Câmara dos Deputados para demonstrar seu apoio ao PL 1774/2023, apresentado pelo deputado Marangoni (UNIÃO), que prevê a doação presumida de órgãos. "Viemos aqui tentar mudar essa legislação, falar com os deputados, senadores, para ver se conseguimos mudar a legislação para doação presumida. Ou seja, todo mundo é doador, até que a pessoa decida não querer ser mais e se pronunciar", disse o apresentador, nos Stories. 
"Vamos tentar mudar a história do Brasil e que todas as pessoas que estão na fila hoje consigam um órgão mais rápido", completou o filho de Faustão. Nesta segunda-feira, o herdeiro assinou um contrato com a Band para apresentar o "Programa do João", a partir de outubro, aos sábados, às 20h30.
Fausto Silva, de 73 anos, recebeu alta hospitalar, no último domingo, após realizar uma cirurgia de transplante de coração no fim do mês passado para se recuperar do quadro de insuficiência cardíaca. De acordo com o boletim médico, o apresentador vai seguir sob as orientações médicas e nutricionais para a reabilitação após o procedimento.
O comunicador conseguiu um órgão compatível apenas sete dias após ter entrado na lista de espera do SUS. Recentemente, a família do apresentador compartilhou nas redes sociais um vídeo em apoio ao Setembro Verde, promovida pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de incentivar a doação de órgãos.
"Uma família disse sim para a doação de órgãos e esse ato de generosidade salvou a vida de Fausto Silva... A esperança de uma segunda chance depende de você. Deixe explícita sua vontade de ser um doador. Assim você pode salvar a vida de quem precisa", escreveram na legenda.