Rinaldo Oliveira, o Mingau, é baixista do Ultraje a Rigor desde 1999Reprodução / Redes Sociais

Rio - Internado na UTI do Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, em São Paulo, o baixista do Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau, abriu os olhos pela primeira vez após ser baleado na cabeça no início deste mês. O boletim médico do músico, divulgado pela unidade de saúde, nesta quarta-feira, ainda informa que ele continua em processo de "desmame" da ventilação mecânica. 
"O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral (“Mingau”) segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, tendo apresentado nesta quarta-feira (20/9), um despertar com abertura dos olhos. O paciente está sem sedação e em processo de “desmame” da ventilação mecânica. O quadro é considerado estável", diz o comunicado.
Mingau foi baleado na cabeça no dia 2 deste mês enquanto passava de carro por uma rua na Ilha das Cobras, em Paraty. O músico foi submetido a uma cirurgia intracraniana de emergência um dia depois. Em coletiva de imprensa realizada no dia 5, a equipe médica revelou que Rinaldo foi atingido do lado esquerdo da cabeça e o projétil atravessou o crânio do músico. No dia 7, o músico passou por uma nova cirurgia para diminuir a pressão craniana. No último dia 12, o baixista realizou uma traqueostomia. 
A Polícia Militar prendeu, na última sexta-feira (15) o segundo suspeito de envolvimento na tentativa de homicídio contra o baixista. O homem foi encontrado na Ilha das Cobras, em Paraty, na Costa Verde do Rio, mesma região em que o músico foi baleado.