Rio - Gal Costa teve seu legado celebrado por diversos famosos, nesta terça-feira (26), data em que completaria 78 anos. Sophie Charlotte esteve entre os artistas que usaram as redes sociais para homenagear a cantora, que morreu em novembro do ano passado, vítima de infarto.
fotogaleria
"Eu te amo", declarou a atriz, nos Stories do Instagram. Vale lembrar que Sophie interpreta Gal na cinebiografia "Meu Nome é Gal", prevista para chegar aos cinemas em 12 de outubro. Com direção de Dandara Ferreira e Lô Politi, o filme conta a história da baiana Gracinha, a partir de sua mudança para o Rio de Janeiro, na década de 1960, onde encontra Caetano Veloso (Rodrigo Lelis), Maria Bethânia (Dandara Ferreira), Gilberto Gil (Dan Ferreira) e Dedé Gadelha (Camila Mardila).
Caetano Veloso também fez questão de lembrar a data especial e falou com carinho sobre a amiga em postagem no Instagram: "Gal era uma adolescente doce e tímida. Entendeu João Gilberto sozinha na rua Rio de São Pedro, na Graça. Veio a ser a mais bela descendente da Bossa Nova. Co-criadora da tropicália, subia o morro de areia de Ipanema com as roupas mais lindas imagináveis e uma cesta indígena que era presa na testa e caía nas costas. Sua emissão vocal encantou João e Jobim. Seu corpo já não está entre nós. O que ela nos deu de beleza não nos deixará. Gal para sempre!", escreveu.
Já a equipe que administra o perfil de Gilberto Gil relembrou o encontro do cantor com Gal em cima dos palcos, em show na Espanha, em 2008. "Em tempos onde sua partida ainda ecoa em nossos corações, relembrar é também uma forma de abraçar. A voz e a essência de Gal permanecerão eternas. Saudades imensas, gaúcha!", disse a publicação.
Enquanto isso, Milton Nascimento resgatou o vídeo de uma apresentação ao lado de Gal, em que a dupla canta "Paula e Bebeto". Na legenda, Bituca avisou: "Todo dia é dia de celebrar a minha eterna amiga, Gal Costa!"
"Brasil, o país das cantoras. Brasil, o país que germinou Gal Costa", iniciou Teresa Cristina. "Doce, linda, sexy, afinada, amorosa, revolucionária, a voz entre todas as vozes que habitam meu coração de fã. Gal, eu te amei, te amo e te amarei. Eternamente", disse a cantora, que divulgou um registro da baiana cantando "Da maior importância".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.