Bira Presidente morre aos 88 anosReprodução do Instagram

Rio - Vários famosos lamentaram a morte de Bira Presidente através das redes sociais. Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do Fundo de Quintal, o artista faleceu aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.
"Me faltam palavras", comentou Xande de Pilares. "Estou sem chão", declarou Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto. "Sem palavras! Obrigada por tudo mestre, o legado e os ensinamentos são eternos. Pra sempre, o nosso presidente", disse Flora Cruz, filha de Arlindo Cruz. "Meu profundo sentimento! Obrigada por tudo grande mestre! Descanse em paz", escreveu Paula Lima. "Que tristeza, que tristeza", lamentou Tiee. "Grande mestre", destacou Leandra Leal.
"Obrigado, presidente. Por tudo que você fez pela música brasileira", comentou Marcelo D2. "Obrigado por tudo, Bira Presidente! Que alegria poder ter te conhecido e agradecido pessoalmente", disse Thiaguinho. 
Belo também homenageou o artista: "Hoje o samba chora. Com imenso pesar, nos despedimos do nosso Professor e meu Padrinho Bira Presidente, o maior sambista da história, mestre de todos nós. Fundador do lendário Grupo Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos, Bira não foi apenas um artista — foi um movimento, uma revolução cultural, um símbolo de resistência e ancestralidade", comentou. 

"Com seu Talento e sua alegria, ele transformou rodas de samba em verdadeiras aulas de brasilidade. Formou gerações, inspirou mestres, abriu caminhos. Bira era o coração pulsante do samba, e seu legado ecoará para sempre nos terreiros, nos palcos, nos blocos e nos corações de quem vive e respira essa arte. Sua partida deixa um vazio imenso, mas seu nome será eternamente lembrado com respeito, amor e gratidão. Descanse em paz, Mestre Bira Presidente. O samba te reverencia", completou. 
Veja o que mais famosos disseram: 
Viviane Araujo, atriz e rainha de bateria do Salgueiro: "O samba amanheceu triste! Meu coração tá em pedaços! Como ficar sem o seu charme, sua elegância e sua alegria que contagiava todos nós! Tio Bira, era assim que carinhosamente eu te chamava, sua memória estará sempre viva nos corações daqueles que te amam e sabem de sua importância para nossa música! Obrigada por me permitir estar ao seu lado em alguns momentos da minha vida! Que honra a minha! Obrigada por tudo! Descanse em paz meu amado! Meus profundos e sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos!". 
Fátima Bernardes, apresentadora: "Acordei com a notícia triste da morte do querido Bira Presidente, fundador do bloco Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal. Além de percussionista talentoso, cantor e compositor, Bira era de uma delicadeza ímpar. Sempre gentil. Fazia parte da nobreza do samba. Um amigo querido que se foi. Meu carinho imenso para toda a família". 
Leci Brandão, cantora: "Foi com imensa tristeza que recebi a notícia de que Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, fez sua passagem. Fundador do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, cantor, compositor, percussionista de primeiríssima qualidade, Bira deixa um legado gigantesco…"
Arlindinho, cantor: "Se eu pudesse escolher ser outra pessoa eu escolheria ser Bira Presidente! O maior, o pandeiro, nosso professor! Que honra, cantar ao seu lado , aprender com o senhor. Descanse em paz meu ídolo! Não posso nem ficar triste , você é eterno e agora descansou!". 
Humberto Carrão, ator: "Bira Presidente inventou o Cacique de Ramos e o Fundo de Quintal. Bira Presidente inventou o mundo. Viva!".
Erika Januza, atriz: "Uma enorme perda para nossa música brasileira e para o samba, meus sentimentos para toda família e amigos e fica aqui essa homenagem para esse homem alegre e que faz parte de nossas vidas, de tantos momentos bons ao som de sua voz, suas composições e do seu pandeiro. Que Deus conforte o coração de vocês". 
Ludmilla, cantora: "Obrigada por toda sua contribuição na história da música brasileira. Descanse em paz".
Patrícia Poeta, jornalista: "Bira é sinônimo de samba. Revolução e raiz, popular e sofisticado. Um ícone que sempre carregou a alma do Brasil no sorriso, no pandeiro, na batida do coração. Bira é presença. É memória viva. É tradição que ecoa. Porque onde houver samba, haverá Bira. Vai com Deus, parceiro. E que sorte a minha poder ter encontrado você várias vezes. Que honra! Seu legado estará entre nós". 
Alcione, cantora: "O Samba perdeu sua representação máxima de elegância. A história de Bira Presidente se confunde com a própria história do samba, pela sua imensa contribuição, seja no Cacique de Ramos, seja no Fundo de Quintal… Sua missão está cumprida, com louvor! Descanse em paz, nos braços de Deus. Obrigada… Do fundo do nosso quintal".