Fernanda Torres concorria à estatueta de Melhor Atriz pelo papel em 'Ainda estou aqui'AFP

Rio - A atriz Fernanda Torres foi convidada a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, organização responsável pelo Oscar. A lista, divulgada nesta quinta-feira (26), apresenta 534 novos nomes de profissionais que passam a compor o corpo votante da premiação. A adesão já passa a valer para o Oscar de 2026.

Com mais de quatro décadas de carreira no cinema, teatro e televisão, Fernanda se destacou recentemente pela atuação em "Ainda Estou Aqui", filme dirigido por Walter Salles, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 2025. A produção também venceu na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além de Fernanda, outros brasileiros foram incluídos na lista. Entre os convidados estão o diretor de fotografia Adrian Teijido, os diretores Daniel Filho, Daniela Thomas e Gabriel Mascaro, a figurinista Claudia Kopke, a documentarista Eliza Capai, a produtora Maria Carlota Bruno e os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega.

O critério para seleção dos novos membros se baseia na excelência artística, no impacto na indústria audiovisual e na contribuição significativa ao cinema. Embora artistas indicados ao Oscar tenham prioridade na análise, a escolha também considera a trajetória profissional e o reconhecimento da comunidade cinematográfica.
A nova formação da Academia inclui profissionais de mais de 60 países e territórios fora dos Estados Unidos. De acordo com a entidade, 55% dos convidados são internacionais, 41% se identificam como mulheres e 45% pertencem a grupos raciais ou étnicos sub-representados. Caso todos os indicados aceitem o convite, o número total de membros da organização chegará a 11.120, dos quais 10.142 terão direito a voto.