Eliana dá mais detalhes sobre ombro congelado durante menopausaReprodução / Instagram

Rio - Após repercussão, Eliana, de 52 anos, deu mais detalhes sobre o diagnóstico de capsulite adesiva, condição popularmente conhecida como "ombro congelado". A apresentadora explicou que o problema surgiu no ano passado e comprometeu severamente os movimentos de um dos braços.
"Vamos falar sobre o meu ombro congelado. Essa semana fui ao podcast 'PodDelas' e mencionei que no ano passado, meu ombro congelou completamente. Meu braço ficava grudado ao meu corpo", afirmou.
Segundo Eliana, a condição tem sido associada à menopausa. "Recentemente começaram a associar à menopausa, por conta do estrogênio, hormônio responsável, quando está em queda, pela oscilação de humor e calorões. A sua queda também afeta músculos, tendões, articulações... Por isso eu tive capsulite adesiva."
Após procurar ajuda médica, a comunicadora iniciou sessões de fisioterapia e outros tratamentos clínicos. No entanto, precisou passar por um procedimento cirúrgico para recuperar os movimentos. "Fui ao médico especializado e ele falou, 'Temos alternativas: você vai fazer fisioterapia, compressas... Vamos fazer de tudo para voltar a mobilidade'. Mas no meu caso, não adiantou. Tive que fazer uma cirurgia, muito bem-sucedida, graças a Deus", relatou.
Eliana ainda reforçou a importância do cuidado com os sinais do corpo. "Mas se eu tivesse, quando comecei a sentir as dores, ido ao médico, provavelmente não precisaria passar pela cirurgia. Qual a mensagem disso tudo? Que a mensagem é que a gente não negligencie a nossa saúde, que a gente não ignore as dores do nosso corpo... O corpo fala."