Edu GuedesReprodução / Youtube
Edu Guedes detalha luta contra o câncer: 'Já usei quatro das minhas sete vidas'
Apresentador falou sobre cirurgia complexa e a importância do apoio de Ana Hickmann durante o tratamento
Rio - O apresentador Edu Guedes, de 51 anos, compartilhou nesta quarta-feira (9) um vídeo em seu canal no YouTube para falar sobre o diagnóstico de câncer no pâncreas. Emocionado, ele contou detalhes do susto que enfrentou nas últimas semanas e agradeceu o apoio da mulher, Ana Hickmann.
"Eu tô aqui no hospital, me recuperando do susto que eu tive, e resolvi gravar pro meu canal... Primeiro, pra informar as pessoas, pelo respeito que eu tenho a todos. E segundo, porque acho que a melhor forma de acabar com as coisas ruins é falando com transparência", afirmou.
Internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Edu já deixou o local e segue em processo de recuperação. Ele explicou que os primeiros sintomas surgiram em abril, quando sentiu dores intensas nas costas. Durante uma corrida em Interlagos, teve uma crise renal e eliminou uma pedra, mas decidiu não procurar atendimento médico.
"Como eu já tive várias crises de pedra no rim ao longo da vida, achei que era só mais uma. Não fui ao hospital, não fiz nada", relatou. Dias depois, durante um almoço, desmaiou no banheiro. "A dor era absurda, parecia um ataque cardíaco. Fui levado pro pronto-socorro, e foi aí que tudo começou a mudar."
Os exames iniciais indicaram uma pedra de 1,6 cm no rim, o que exigiu uma cirurgia. No entanto, os médicos notaram uma alteração no pâncreas. "O doutor me chamou e disse: "Edu, vi algo estranho na imagem do seu pâncreas. Acredito que seja um tumor.'"
A equipe médica confirmou a presença de um tumor na cauda do pâncreas. "Graças a Deus, foi detectado cedo. Agora que estou aprendendo, sei que quando está na cabeça do pâncreas é mais delicado. No meu caso, era possível retirar a parte afetada", explicou.
Edu passou por uma cirurgia de seis horas, que resultou na retirada de parte do pâncreas, do baço e de nódulos ao redor. "A cirurgia foi longa, mas controlada. Agora estou fazendo fisioterapia, inclusive para respiração."
O apresentador destacou o apoio de Ana Hickmann durante todo o processo. "A Ana esteve comigo todos os dias. Eu brinquei com ela: acho que já usei quatro das minhas sete vidas. Já fui atropelado, já sofri acidente de carro, perdi o movimento do braço… e agora isso."
Ao final do vídeo, deixou uma mensagem aos fãs: "Se essa mensagem puder ajudar alguém, já valeu a pena. Valorize a vida, o que você tem, o que você faz. E, se Deus mandar um sinal, escute."
Ana Hickmann também se manifestou nas redes sociais. "Amor da minha vida, Deus está ao seu lado. Te mostrou que cada dia conta. E que devemos cuidar da saúde e da mente. A receita para sua cura já está escrita pelo maior chef de todos: Deus! Te amo."

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.