Rio - Famosos lamentaram a morte de Preta Gil através das redes sociais neste domingo (20). A cantora estava nos Estados Unidos realizando um tratamento alternativo contra um câncer de intestino diagnosticado em 2023, mas não resistiu.
Dentre os artistas estão Luciano Huck, Angélica, Dea Lucia, David Brazil, César Menotti. Além do vocalista do Sorriso Maroto, Bruno Cardoso, o ex-diretor do BBB, José Oliveira, o Boninho, e a apresentadora Ana Maria Braga.
Quem também prestou homenagens foi o Flamengo, time de coração da cantora. "O Flamengo lamenta a perda da rubro-negra Preta Gil, neste domingo (20), aos 50 anos. Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs", disse.
Veja as homenagens:
Luciano Huck: "Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira. Fomos Amigos — com A maiúsculo — por mais de 25 anos. Entre tantos talentos que ela tinha, o de ser amiga dos amigos era dos mais raros e preciosos. Por isso era tão amada. Por isso era tão dela. E não por acaso, partiu justamente no Dia do Amigo. Preta era família. E nós, parte da dela".
Angélica: "Não tenho palavras. Só um silêncio cheio de saudade e um coração transbordando gratidão. Gratidão por ter tido você na minha vida, tão perto de mim e da minha família, com esse seu jeito único de ser, inteira, presente, verdadeira. Você foi amiga no sentido mais profundo da palavra, daquelas que a gente leva pra sempre, mesmo quando a presença se transforma em lembrança. Sua força, sua luz, sua alegria de viver, mesmo nos dias difíceis, sempre foram uma inspiração pra mim. Você lutou com dignidade e coragem".
Ivete Sangalo: "Meu amor. Que caminhada, hein! Eu nem sei o que escrever pra você , porque meu coração tá tão pequenininho. Mas quero lhe dizer: que bom que a gente se a encontrou por aqui. Me apaixonei por você no mesmo instante em que nos encontramos. Foi fulminante e ainda é. Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Você tão corajosa, minha Pretoca, tão firme e valente. Ah, como eu vou sentir sua falta, viu? Te amo infinito. Siga meu amor, sem dores, sem tristeza . Siga em paz".
Xuxa: "Que sua força, alegria e amor por tudo que você fez nunca seja esquecido…Você é eterna… beijos a toda família e seus amigos (a dor deve ser incalculável)".
Milton Nascimento: "Muito triste pela partida tão precoce da querida Preta Gil. Os meus mais sinceros sentimentos ao meu grande irmão, Gilberto Gil, Sandra Gadelha, Flora Gil, Francisco, e todos os familiares e amigos. Descanse em paz".
Anitta: "Que Deus e os orixás recebem Preta Gil de braços abertos. O Brasil chora sua perda".
Fernanda Torres: 'Amada Preta, imensa Preta. Todo meu amor ao Gil, a Sandra, ao Francisco, a Sol e a todos os Gils'.
Ludmilla: "Eu vou sentir tanta mas tanta saudades de você! Ainda me faltam palavras… É difícil aceitar. O silêncio que fica, carrega uma saudade imensa, mas também uma gratidão que transborda. Gratidão por ter vivido tanta coisa ao seu lado, por ter te chamado de amiga, por ter te sentido tão perto de mim, da minha vida, da minha história. Preta Gil, você era única. Forte, verdadeira, generosa, presente. Você era dessas pessoas que iluminam qualquer ambiente, que abraçam com o olhar, que acolhem com a alma. Mesmo nos dias mais difíceis, você nunca deixou de sorrir, de lutar, de amar. Sua coragem, sua alegria, sempre foram inspiração pra mim. Eu levo pra sempre na lembrança, nas conversas, nas risadas, na música e na vida. Descansa em paz, meu amor. Eu te amo pra sempre".
Dea Lúcia, mãe do ator e humorista Paulo Gustavo: "Que Deus receba Preta com todas as honrarias de uma mulher que amou a vida e batalhou por ela até o último segundo. Obrigada por ter segurado a minha mão tantas vezes. Obrigada por contagiar a todos com a sua arte e alegria. Hoje nos despedimos de você neste plano na certeza de um reencontro na vida eterna. Meus sentimentos à família, aos amigos e fãs. Obrigada, Preta! Você será sempre lembrado e o seu legado de determinação e força nunca será esquecido. Te amo pra sempre!".
Taís Araujo: "O que fica dessa vida é o que a gente faz dela. Preta fez amor, brilho, luz, liberdade, amizade, festa, beijos, tantos desejos realizados! Deixou um legado e eu sou seguidora firme e fiel das aulas que tive com Preta. A despedida precoce dói muito por aqui, mas ao mesmo tempo que honra aprender tanto com ela. Te amo para sempre".
Alcione: "Preta, minha filha, descanse nos braços de Deus, de Nossa Senhora e dos nossos Orixás. Por aqui, já sentimos saudades da sua alegria. Com o amor da sua mãe, Alcione".
David Brazil: "Mi amor, mi amor, mi amor... Te amo para sempre. Vou sempre lembrar de você assim, esse sorriso, suas gargalhadas, e quantos momentos maravilhosos você me proporcionou. Só gratidão! Descanse em paz, Pretinha guerreira".
César Menotti: "Hoje me despeço da minha amiga Preta. De você, guardarei as melhores lembranças. Foi uma honra dividir, ainda que por pouco tempo, a vida ao seu lado. A sua presença foi leve, verdadeira, especial. Vai em paz, Preta. Que Deus te receba com o mesmo carinho que você sempre ofereceu por aqui".
Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto: "Preta, que Deus te receba com muito carinho no céu. Uma pessoa de energia ímpar, fará falta.Valeu pelas trocas e pela admiração mútua que sempre tivemos. Descanse em paz minha amiga".
Boninho: "Preta querida, você já é saudade nos nossos corações. Com sua alegria, seu sorriso, sua risada plena. Descansa amiga".
Ana Maria Braga: "Pretinha, você vai fazer muita falta. Sua partida tão precoce deixa um vazio imenso, um buraco no peito difícil de explicar. Mas é impossível não lembrar da sua luz, da sua força, do seu sorriso sempre tão contagiante. Meus sentimentos a toda família Gil, aos amigos, aos fãs. Descanse em paz, minha linda".
Cleo: "Minha amiga, muitas vezes meu norte sem nem saber. Que falta você vai fazer. Que perda horrível é te perder. Te amo pra sempre".
Bruno Gagliasso: "Hoje, a vida ficou mais silenciosa. Minha amiga Preta se foi. Lembro da primeira vez que ela tocou num trio em Salvador (BA) só dela… a gente, emocionado, mandou fazer uma camisa com a frase 100% Preta. Porque ela é isso: inteira, intensa, verdadeira. Preta tem uma luz difícil de explicar. Ela ri alto, ama fundo, enfrenta tudo com coragem. É alegria, é luta, é força. Amanhã vou plantar uma árvore. Porque ela era raiz e também flor. E porque, de algum jeito, ela continua aqui. Te amo, Pretinha. Obrigado por tudo".
Mariana Rios: "De onde estamos, só nos resta a saudade de quem marcou nossas vidas com tanta luz. De onde você está agora, eu sei que Deus te acolhe de braços abertos, orgulhoso da artista e da alma imensa que você sempre foi. Hoje, o céu ganha a sua arte, e nós guardamos a sua história, suas memórias, sua essência. Obrigada por ter sido um presente raro para todos nós. Vá em paz".
Fernanda Paes Leme: "Precisei me reorganizar emocionalmente pra me despedir da melhor forma que eu podia, porém jamais será o suficiente da forma como você merece. Te amarei pra sempre, Tchuca... E a saudade já é imensa. Como preencher o vazio que sua presença tão viva, tão colorida, tão escandalosa e tão amorosa ocupava? Não tem como. Em meu lamento, me dei conta que minha filha não vai crescer com a presença física da Tia Preta, mas ela te conheceu e vai ouvir todas as nossas histórias e vai te admirar, se orgulhar e se inspirar nessa força da natureza que também me inspirou desde o primeiro dia em que nos encontramos. Escrevo isso mais pra mim, porque pra você, eu tive a oportunidade de sempre poder falar tudo que quis pessoalmente. Te amo, Tchuca. Minha Amiga. Minha Preta. Minha estrela. Meu anjo da guarda. Obrigada por tanto! Um beijo imenso em toda família, amigos e fãs".
Thiaguinho: 'Há cerca de dois anos, orávamos em alto e bom som para toda a cidade de Niterói (RJ) ouvir. Era uma grande corrente pela recuperação da nossa Preta! Um dia inesquecível. De cima do nosso palco, ela nos presenteou com um instante que ficará eternamente gravado em nossos corações. Sua presença era luz, sua voz era força, e o seu sorriso, mesmo entre lágrimas, mostrava esperança. Foi mais que uma participação. Foi um abraço coletivo e uma celebração da vida. Hoje, nos despedimos de uma amiga que nos ensinou que viver é lutar com alegria, amar com intensidade e nunca abandonar a fé. Uma voz que ecoou e continuará ecoando a potência da mulher e da cultura brasileira. Que ela siga nos iluminando e festejando, onde quer que esteja. Preta vive".
Lore Improta: "Que privilegio ter você nessa vida, minha amiga! Sua força é exemplo, sua história será sempre lembrada e seu amor é eterno. Te amarei pra sempre, Pretinha".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.