Claudia Raia fez alerta sobre acessibilidade em eventosReprodução/Instagram

Rio - Claudia Raia divulgou vídeo neste domingo (21) falando sobre acessibilidade após repreender um homem que pegou o celular para acessar recurso de audiodescrição durante a peça "Cenas da Menopausa". A atriz contou que o episódio serviu para que ela se informasse sobre o assunto. 
"Meu primeiro passo foi pedir desculpas sinceras a ele e a qualquer pessoa que já tenha se sentindo desconfortável em um espaço que deveria ser de inclusão, diversidade, acolhimento e magia como o teatro. O segundo passo foi estudar e usar esse momento e espaço para aprendermos juntos sobre a importância da acessibilidade para produtos culturais", disse ela. 
A artista convidou o criador de conteúdo Rodolfo, espectador que usou o aplicativo em seu espetáculo, para comentar a importância da inclusão. "Quando a Claudia me procurou vi uma oportunidade real de ampliar esse diálogo. Acessibilidade não é um favor, é um direito. É o que garante que todos, sem exceção, possam desfrutar da arte, da cultura e do lazer", afirmou. 
Claudia Raia ressaltou que a experiência vivida por ela serve de alerta. "Meu recado para o público que também poderia ter cometido o mesmo erro: se você vir alguém usando um fone ou outro recurso, lembre-se: aquilo é o acesso daquela pessoa à arte. O meu aprendizado como produtora, e recado para as outras produções, é que é importante que o elenco esteja ciente, e que todos sejam bem orientados sobre o uso do celular e suas restrições."