Ingrid Guimarães relata machismo no cinema e diz que já enfrentou misoginia em set de filmagemreprodução Youtube

Rio - Ingrid Guimarães revelou que ainda enfrenta situações de machismo e misoginia nos bastidores de suas produções. A atriz comentou o tema durante participação no podcast "Pé no Sofá", destacando que o ambiente cinematográfico continua desafiador para as mulheres.


"A minha vida é enfrentar macho no cinema brasileiro. É [um meio] muito machista. Muito", afirmou. Segundo Ingrid, os episódios de preconceito não são coisa do passado. "Eu vivi uma situação de misoginia no set, mesmo com mulheres no comando. Hoje! E eu demoro para perceber", contou.

Ingrid disse que tem buscado atuar em filmes liderados por mulheres, como forma de fortalecer o espaço feminino no setor. "Tenho optado, preferido, inclusive com assistente de direção que são mulheres. Eu não vou entrar em detalhes, mas vivi um episódio recente que [veio de] homens que não gostavam do gênero, de comédia. Tem gente que está ali na equipe, porque está trabalhando. A pessoa não gosta, tem preconceito. É uma coisa que me chateia profundamente", explicou.

Misoginia ainda é realidade nos bastidores

Produtora de seus próprios filmes, Ingrid destacou que ainda observa comportamentos desrespeitosos em relação às mulheres em cargos de liderança. "Eu sou produtora dos meus filmes. Tem uma coisa que é você ter poder. Você percebe uma coisa meio debochada, eu vi isso acontecendo com diretoras mulheres. Eu vi todas elas sofrendo algum tipo de misoginia. Todas. Sem exceção. A gente demora para perceber que esse nome existe", afirmou.

A atriz disse que atualmente reage de forma imediata a atitudes misóginas e incentiva outras mulheres a fazerem o mesmo. "Eu entro de sola. Eu falo mesmo. A misoginia está no dia a dia (...) quando tem uma diretora, mulher, a gente junta. No último, a gente demitiu todo mundo. Vamos demitir todo mundo. Você não pode. Se você deixa passar, você ficar com medo, ferrou, porque a pessoa repete", relatou.