A cantora Fafá de BelémReprodução/Instagram

Rio - A cantora Fafá de Belém usou as redes sociais, nesta quarta-feira (10), para compartilhar detalhes sobre o processo de transformação que adotou no último ano. Aos 69 anos, ela afirmou que decidiu “revolucionar a própria vida”, priorizando saúde, bem-estar e autoconhecimento.


“Esse mês faz um ano que eu comecei o plano de revolução da minha vida: reencontrar meu corpo através dele, e não de procedimentos estéticos que eu não gosto. Não tenho nada contra, mas não gosto”, escreveu.

Segundo Fafá, o processo contou com acompanhamento médico e mudanças estruturais no estilo de vida. “Então, com a ajuda médica, iniciei um tratamento absolutamente equilibrado e controlado, com acompanhamento periódico, em um ano eu perdi 25 quilos.”

Apesar da mudança estética, a artista destacou que a jornada vai muito além da balança. “Mas não é só sobre perder quilos. É sobre terapia, é sobre viver bem, é sobre localizar o que faz mal e tirar da minha vida. É sobre lembrar cada vez mais quem eu sou e o que eu construí me tornar indestrutível.”

Etarismo e maturidade

A cantora também refletiu sobre envelhecimento, pressões sociais e o etarismo, especialmente direcionado às mulheres. “Acho que esse é o grande desafio, principalmente para a mulher. Porque o tempo chega pra todo mundo. Eu adoro meus 69 anos, mas a sociedade, as pressões, o etarismo latente, que não vem só da sociedade ou dos homens, vem das mulheres também, infelizmente, tentam nos colocar num lugar menor.”

Em tom de celebração, ela reforçou orgulho pelo momento que vive: “Eu, no auge dos meus 69 anos, declaro a vocês: eu estou e sou muito feliz. Eu estou e sou fruto da construção de uma mulher poderosa, uma mulher que desafia todos os princípios da caretice, uma mulher que supera cancelamentos, ou tentativas deles.”

Recado às novas gerações

No ano em que completa 50 anos de carreira, Fafá aproveitou para enviar uma mensagem a mulheres de diferentes áreas e idades. “Quero deixar isso para as meninas que estão começando agora, que estão no meio do caminho, de qualquer profissão: quando alguém tentar te colocar pra baixo ou tentar te apagar, respira fundo.”

A artista incentivou uma reflexão sobre autoestima. “E olha dentro de você quem você é, o que você construiu, o que você está construindo e o que você ainda vai construir. Alimente-se disso e siga em frente.”, concluiu.