Com mais de 50 anos de carreira, Baby do Brasil está há mais de uma década conquistando novos públicos. A cantora, que se apresenta no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (6), conversou com o Show & Lazer sobre suas reinvenções, parcerias e perdas: “A Baby de hoje é exatamente o resultado de todas as experiências vividas com o propósito de ser super do bem, verdadeira, conectada com o Criador, alegre, feliz, positiva e buscando transmitir para todos, e principalmente para uma nova geração, o que há de melhor em tudo o que ela descobriu na vida”.
VOLTOU PARA FICAR Desde 2012, Baby está definitivamente de volta ao cenário musical brasileiro. Naquele ano, a cantora iniciou a parceria profissional com o filho Pedro Baby que resultou em turnê de sucesso e show no Rock In Rio, em 2015. “Eu o amamentei e encaminhei, dentro das minhas limitações e falhas como ser humano, para ser músico ou o que ele bem quisesse. Minha história com Pedro começou ali, na concepção. Estar com ele no palco, em qualquer situação, é sempre um grande privilégio, um sonho realizado, uma benção de Deus que inunda o meu ser de muito amor e gratidão por isso acontecer”, disse Baby.
Para o show no Rock in Rio, o ex-marido Pepeu Gomes foi convidado e fez uma participação especial. Baby revelou que a apresentação se tornaria uma turnê em família, mas outra figura do histórico grupo Novos Baianos motivou a mudança de planos. “Como Luiz Galvão (1935-2022) estava com problemas de saúde, pedi que fizéssemos a tour dos Novos Baianos para que ele pudesse se tratar da forma que merecia, com os cachês que iríamos receber”, disse Baby, que quase dois meses depois conseguiu convencer Moraes Moreira (1947-2020) a participar. “A partir dali, revivemos nossos momentos em grupo, onde tudo era compartilhado. O resultado dos Novos Baianos é a soma das experiências, da arte e da criatividade de cada um em prol de uma vida em comum”, relatou a cantora, revelando que sente a presença dos dois no palco o tempo todo.
GRANDES MULHERES A cultura brasileira sofreu muitas perdas nos últimos anos. Além de Moraes e Galvão, outras icônicas figuras da música que se despediram estavam intimamente ligadas à Baby. Na atual turnê, a cantora homenageia Elza Soares (1930-2021), Rita Lee (1947-2023) e Gal Costa (1945-2022). “As homenagens entraram pelo imenso amor que eu tenho por elas. Cada uma, em um tempo especial da minha vida, se tornou amiga. Minha admiração por elas é muito grande”, conta Baby, que lembrou sua imediata identificação com Elza, com quem dividiria o palco algumas vezes anos depois: “Minha mãe mostrou-me o disco da Elza com o Zimbo Trio e foi maravilhoso! Ali começou uma influência daquela cantora que já improvisava quando ninguém podia improvisar no Brasil”.
Baby conta que as experiências com Gal e Rita foram diferentes, já que vieram em momentos posteriores de sua vida, mas igualmente fortes. “Gal é dona de uma beleza no canto, uma extensão vocal privilegiadíssima. Ela deixa um legado maravilhoso para todas as cantoras presentes e futuras”, disse Baby, revelando que tinha o projeto de fazer uma turnê acústica com a baiana que faleceu no ano passado.
Também não houve tempo de concretizar a ideia de uma nova parceria musical com Rita Lee. “Um sonho que não realizamos e que ficou forte no coração! Rita confirmava, através das suas apresentações e declarações, que nós fazemos parte de um tipo de pessoa, ou melhor, um tipo de cantora que anda na contramão dos tabus e que representam uma outra visão da mulher”, explicou Baby.
RENOVAÇÃO CONSTANTE A turnê que chega ao Rio, “Baby In Concert”, é a primeira após “Baby & Pepeu 140 Graus”, que festejou os 70 anos de idade dos dois artistas e deu novo sentido às suas vidas. “Eu e Pepeu nos consideramos amigos e verdadeiramente somos. Temos seis filhos juntos. Quando participou comigo do Rock in Rio, como convidado mais que especial, ele falou: ‘vamos recuperar tudo aquilo que perdemos’. A nossa amizade ficou mais forte, as nossas famílias passaram a interagir com mais frequência, e isso fez muito bem para todos nós. Deus no controle de tudo”, resumiu Baby,
Após o encerramento da turnê ao lado do ex-marido, Baby começou a elaborar seu retorno solo aos palcos. Com direção de Allex Colontonio, “Baby In Concert” tem quase duas horas de duração. O repertório mistura Bossa Nova, Chorinho, Rock, Jazz e Samba, além dos grandes hits da longa carreira e músicas inéditas. “Trabalhamos muito duro para oferecer o máximo de qualidade em repertório, em arranjos, no visual e na musicalidade que brota da minha alma e dos músicos excelentes que me acompanham”, disse Baby.
SERVIÇO Baby do Brasil In Concert Data: 6 de outubro Horário: 22h (a casa abre 2h antes) Local: Vivo Rio - Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo Ingressos: Entre R$ 70 e R$ 280
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.