Miriam FreelandDivulgação

Rio - Conhecida por trabalhos em novelas como "O Cravo e a Rosa" (2000), "Um Só Coração" (2004) e "Tempo de Amar" (2018), da TV Globo, Miriam Freeland estará em breve em dose dupla nos palcos do Rio. A atriz protagonizará os espetáculos "Diário de Pilar na Amazônia" e "Diário de Pilar na Grécia" - adaptações teatrais dos bestsellers de Flávia Lins e Silva -, no Teatro EcoVilla RiHappy, na Zona Sul, em sessões alternadas, a partir de sábado, dia 2 de agosto. 
Em "Diário de Pilar na Amazônia: uma jornada poética pela floresta", o público é convidado a fazer uma imersão na Floresta Amazônica; Na história, Pilar, Breno e Maiara se unem a seres encantados como Iara e Curupira para combater o desmatamento e defender a vida na floresta.
"O intuito do espetáculo é esperançar! Não podíamos falar com o público infantil sem ter delicadeza para tocar num tema que, muitas vezes, causa angústia às novas gerações. Abordamos o desmatamento sim, mas cuidando para que o público saia encantado, curioso, sensibilizado com a questão. Querendo plantar, reflorestar!", afirma Miriam.
Já o "Diário de Pilar na Grécia", Pilar encontra um presente deixado pelo avô, que foi para Grécia: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. A menina esperta decide ir em busca do familiar, junto com o gato Samba e do amigo Breno, e conhecerá personagens da mitologia grega, como Zeus e Hércules. Nessa jornada, ela ainda aprende sobre amizade, coragem e identidade.
"A personagem é muito humana, uma menina que não tem pai, que foi criada pela mãe e pelo avô, seu melhor amigo é um menino, o que eu acho que cria também uma empatia para o público de garotos, porque o Breno é muito intrépido também, inventor, criativo. Acho que traz a ingenuidade da infância de uma forma humana, com características que o público se identifica em alguns pontos", analisa a artista. 
A produção dos espetáculos é assinada por Roberto Bomtempo, marido de Miriam. Os dois estão juntos há quase 20 anos. "Nós gostamos bastante de trabalhar juntos, foi uma afinidade natural... A gente adora estar no palco juntos, e a gente brinca que tem que ter horário para trabalhar e horário para estar na vida, para cuidar de filho, cuidar da gente, como casal. Acho que a gente consegue administrar isso de uma maneira sábia, pelo menos até agora foi assim, com um ajudando o outro, realmente a gente tem essa cumplicidade dentro e fora de cena, isso só enriquece a nossa relação. A gente só se conhece cada vez de mais. E afina as nossas parcerias", acredita Miriam. 
Vida em Portugal
Atualmente, Miriam e Roberto moram em Portugal. "A gente, na verdade, vive entre lá e cá. Temos conseguido, durante esse tempo, trabalhar bastante aqui no Brasil. Então, a gente faz os nossos espetáculos lá, e faz aqui. Temos feito audiovisual aqui e lá. Eu mais lá do que aqui, por causa do tempo mesmo. A gente acaba vindo por um trabalho muito focado com os espetáculos e tudo mais. Mas é uma vida um pouco mais calma. É poder entender que Portugal sempre consumiu bastante a cultura brasileira - menos o teatro, mais a música e as novelas", diz.
"Ficamos felizes de poder expandir, poder conquistar o outro lado do oceano também, o público. Ter esse contato direto. Então, é uma riqueza só. Na verdade, o desejo é poder estar lá e cá, e é isso que nos interessa, na verdade. Estar aqui com os artistas daqui, mas tá lá também com artistas de lá, essa troca toda, eu acho que só nos enriquece como artistas e como pessoa", acrescenta.