Canal Brasil celebra 30 anos do 'É Tudo Verdade' com programação especial
Serão exibidos os longas documentais que mais se destacaram nos últimos anos, entre eles a estreia de '171', de Rodrigo Siqueira. A curadoria é do fundador do festival, Amir Labaki
"Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos", de Daniela Broitman - Reprodução/Divulgação
"Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos", de Daniela BroitmanReprodução/Divulgação
Rio - A 30ª edição do Festival "É Tudo Verdade" acontece nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo até o dia 13 de abril. Em celebração às três décadas, o Canal Brasil volta com a faixa “É Tudo Verdade”, dedicada ao mais importante festival de documentários do país. Com a curadoria do crítico, jornalista e fundador do ETV, Amir Labaki, a nova temporada traz os longas-metragens documentais que mais se destacaram nos últimos anos, a partir do dia 16 de abril (todas as quartas), às 20h. Neste mês, serão exibidos o inédito “171”, de Rodrigo Siqueira (16/04); “Favela do Papa”, de Marco Antônio Pereira (23/04); e “Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos”, de Daniela Broitman (30/04), uma coprodução do Canal Brasil.
fotogaleria
“171” reúne seis pessoas que estão cumprindo pena em presídios de São Paulo por motivos diferentes, mas todas sob a pena do artigo 171 do Código Penal, que caracteriza as ações de estelionato, furtos e golpes financeiros. Na cultura popular, esse número também se refere a pessoas que se aproveitam de outras. No filme, eles contam suas histórias para a câmera, fazem encenações e conversam com o diretor, unindo teatro e realidade. O documentário busca uma reflexão: são golpistas ou atores natos?
Já o filme “Favela do Papa” retrata a resistência dos moradores da Favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, contra a ordem de remoção imposta pelo governo estadual na década de 1970, durante a ditadura militar no país. Personalidades da música brasileira, como Sérgio Ricardo, Chico Buarque e Gonzaguinha atuaram junto à organização popular nesse movimento de resistência. A visita ao Rio de Janeiro do Papa João Paulo II, em 1980, também reforçou a legitimidade da luta popular e consolidou a virada de chave para o futuro da Favela do Vidigal.
A Faixa "É Tudo Verdade" encerra com o longa-metragem “Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos”, que faz uma viagem pelo universo do cantor e compositor baiano (1914-2008) que abriu caminhos para movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. O documentário passa por temas como suas histórias de amor, espiritualidade, referências de raiz africana e elementos da natureza que o inspiraram como artista. A exibição é na data em que o músico completaria 111 anos, 30 de abril.
Faixa É Tudo Verdade Horário: Quartas, a partir de 16/04, às 20h
171 (2024) (95') – Inédito Horário: Quarta, dia 16/04, às 20h Direção: Rodrigo Siqueira Classificação: 10 anos
Favela do Papa (2023) (76') Horário: Quarta, dia 23/04, às 20h Classificação: Livre Direção: Marco Antônio Pereira
Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos (2024) (92') Horário: Quarta, dia 30/04, às 20h Classificação: Livre Direção: Daniela Broitman
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.