O ator Romeu EvaristoDivulgação/Globo

Rio - O ator Romeu Evaristo, de 69 anos, que deu vida ao travesso Saci Pererê na primeira adaptação televisiva de "O Sítio do Picapau Amarelo", revisitou a icônica fazenda localizada em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, para o programa 'Expedição Rio'. A atração, apresentada por Alexandre Henderson e Daniella Dias, irá ao ar neste sábado (17), e mostrará o estado atual do sítio, palco das gravações que marcaram a história da teledramaturgia brasileira e os 60 anos da TV Globo.


Baseada na aclamada série literária de Monteiro Lobato, a primeira versão do programa infantil estreou em 1977 e se tornou um marco cultural. Durante a conversa com Alexandre Henderson, Romeu Evaristo compartilhou suas experiências e a profunda conexão que estabeleceu com o personagem do Saci.
“Foram 10 anos de literatura, vontade e amor às crianças. Poucas vezes eu não choro. É tão bonito o universo da literatura e da fascinação do que é Monteiro Lobato. É divino. O saci me levou para o mundo”, conta.
Romeu ainda revela a ligação entre a sua história, de um menino criado na Baixada Fluminense, e a do personagem. “O sítio era igual o quintal da minha casa, tinha bambuzal, goiabeira, porco, galinha, pombo. Mas teve uma coisa que eu vivi que foi inédita no saci, que foi a risada. Isso era só com o saci. A risada era uma mistura de espírito com a vida. Até hoje muita gente me pede a risada e eu não dou”, revela.

Este episódio especial, intitulado ‘Expedição Rio nas telas: as histórias que o Rio não conhece’, integra a quinta temporada do programa e celebra os 60 anos da TV Globo. O programa vai ao ar logo após a Edição Especial de História de Amor, e será transmitido para o estado do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais.