Murilo Cezar na minissérie Paulo, o Apóstolo, da RecordDivulgação/Seriella Productions

Rio - Com mais de dez anos de carreira, Murilo Cezar, de 39 anos, se prepara para um dos papéis mais desafiadores de sua carreira: viver o protagonista da minissérie bíblica "Paulo, O Apóstolo", que estreia de 7 de julho às 21h, na Record. Conhecido por trabalhos em "Poliana Moça" (2022) e "As Aventuras de Poliana" (2018), do SBT, o artista define a experiência de interpretar o novo personagem como "transformadora".
"Não só pelo peso histórico e espiritual da trama, mas também pela oportunidade de mergulhar em um universo totalmente diferente do que estou acostumado. O mundo épico é repleto de vida, personagens, história, e também uma produção grandiosa, rica em detalhes. Cada dia no set é um aprendizado", destaca.

Para Murilo, a imersão na produção vai além da atuação. Ele já conhecia a trajetória do apóstolo Paulo de forma superficial, mas se aprofundou após o convite para o papel. "O que mais me encanta é essa virada radical que ele vive: de perseguidor a seguidor fiel. Um homem íntegro e luta incansavelmente pela sua missão, pela sua fé. É uma história de transformação, de superação e fé que inspira qualquer pessoa, independente da religião", acredita.

Após pesquisar mais sobre a história, o ator passou a dedicar um tempo significativo ao estudo do texto bíblico e à compreensão da complexidade de Paulo. "Sempre tive muito respeito pela fé e pela espiritualidade, mas confesso que esse trabalho me aproximou ainda mais desse universo. Tenho lido mais, refletido mais… É impossível passar por essa experiência sem ser tocado de alguma forma".

A preparação incluiu não apenas a parte dramática, mas também a física e emocional. "Foi intenso. Tiveram dias longos, gravações externas, cenas de muita profundidade emocional, clima quente… desafios que só engrandecem mais o projeto", conta ele, que ainda destacou a interação entre o elenco. "Foi incrível, entregando um trabalho de qualidade, e isso faz toda a diferença. Criamos uma relação ótima, vivemos intensamente as cenas, e isso nos aproximou, o que deixa tudo mais leve", celebra.

Frio e perrengue

Entre as curiosidades dos bastidores, Murilo cita algumas cenas gravadas na Serra Gaúcha, inclusive de batismos. "Gravar nas águas geladas dos rios do Sul foi uma experiência. No gravando parava de tremer, mas no corta, voltada a batedeira!", conta aos risos. 

Além da transformação pessoal, Cezar comenta as mudanças no visual para viver Paulo. "Deixei a barba crescer, o cabelo. O figurino é todo pensado para ser fiel à época, e as cidades onde Paulo passou. Posso adiantar que estão lindos, é uma camada importante que enriquece o projeto". O apóstolo usa túnicas, sandálias e tecidos rústico. "Ajuda muito na composição do personagem. Quando coloco o figurino, já sinto a atmosfera da época e da força das cenas", completa.