Rio - A trama de Marieta (Cacá Ottoni) em "Vale Tudo", da TV Globo, ganhou contornos diferentes da primeira versão, exibida originalmente em 1988. Desta vez, a nova secretária de Marco Aurélio (Alexandre Nero), na empresa de aviação TCA, se declara assexual - que significa que ela não sente desejo ou atração sexual por nenhuma pessoa - mas, mesmo assim, viverá um romance com Poliana (Matheus Naschtegaele).
fotogaleria
"Para mim as mudanças foram excelentes! Os novos rumos da Marieta me proporcionaram um maior aprofundamento da personagem, que passou a ter uma história pessoal dentro da trama. Além de contracenar com um dos maiores atores do Brasil, Matheus Naschtegaele, acumulei muitas parcerias inesquecíveis rodando por tantos núcleos", celebra Cacá.
Para viver uma personagem assexual, a atriz se aprofundou no assunto. "Precisei me inteirar, partindo praticamente do zero. A letra A, da sigla LGBTQIAPN+ era a menos conhecida por mim. E me impactou saber que um percentual expressivo da população se considera assexual. Assisti à documentários no YouTube, que estão disponíveis e são gratuitos, e podcasts também", comenta.
Na história, Marieta descobriu a orientação sexual na adolescência e recebeu o apoio da mãe. Já Poliana só se entendeu como assexual quando adulto, com ajuda da irmã, Aldeíde (Karine Teles). Os personagens, então, se aproximaram devido a uma ajudinha de alguns amigos. Na vida real, a artista conta que já teve o auxílio de colegas para se envolver com alguém. "Sim! E adoro ser 'cupida' de amigos também! Já casei muita gente nessa vida", diverte-se.
A artista ainda revela que tem recebido mensagens de pessoas que se descobriram assexuais por conta da novela "ou se encorajaram para lidar com a própria assexualidade de uma maneira mais leve, e natural". "Recentemente o depoimento de uma mulher na rua me emocionou profundamente. Ela passou anos namorando e se sentia abusada a cada relação, já que ela não sentia atração sexual, mas se forçava a transar pelo prazer do namorado, e por nem cogitar a existência da assexualidade", lembra.
Se no romance de Poliana e Marieta o sexo não é fundamental, Cacá entrega o que é mais importante para ela em uma relação, e qual lugar o sexo ocupa. "A parceria é soberana em uma relação de amor. Obviamente, somos plurais, e o sexo oscila entre ocupar um espaço de grande importância a depender da fase da vida e da relação… Para mim, foi muito interessante me dar conta da hiperssexualização na qual estamos inseridos, a partir da pesquisa que fiz para novela. A sociedade atrela a felicidade, a uma vida sexual ativa. No entanto, essa cobrança prejudica a própria trajetória sexual de diversas pessoas. Passei a enxergar a sexualidade com mais amplitude. Existem muitas maneiras de se relacionar, de sentir prazer e de estabelecer parcerias, com ou sem sexo", analisa.
Resiliente
Assim como Marieta, Ottoni se considera uma pessoa flexível e resiliente. "Acho que essa é a maior característica em comum entre eu e Marieta, a capacidade de adaptação. Mas hoje busco não anular minha personalidade em função de trabalho ou diante de qualquer outro tipo de situação. É um desafio para pessoas flexíveis impor o limite do inegociável. Muitas vezes na vida extrapolei limites e fico feliz em perceber que agiria diferente hoje", afirma.
Para se tornar secretária de Marco Aurélio, a personagem se despediu das roupas coloridas e descontraídas que usava quando era funcionária da Tomorrow e passou a usar looks mais formais para não desagradar o executivo linha dura. Ao longo da trajetória profissional, a atriz diz que nunca teve um chefe tóxico, mas que já foi vítima de assédio.
"Já trabalhei como freela para uma empresa e fui assediada pelo cara que me contratou. Foi péssimo porque depois de muita insistência, ao aceitar que de fato eu não estava disposta a ficar com ele, o sujeito me disse que eu não precisaria voltar no dia seguinte porque não ia aguentar me ver trabalhar. Infelizmente, esse tipo de situação ainda é comum para nós mulheres. Eu reagi me mantendo firme, metendo o pé e xingando ele bastante assim que percebi que estava segura e na presença de outras pessoas", recorda.
Entre um relatório e outro na TCA, Marieta gosta de colocar o papo em dia com Cônsuelo (Belize Pombal). Cacá fiz que também é dessas. "Atualmente, 'tricoto' bastante com a própria Belize, outra parceria linda que essa novela me deu. Aliás, esse elenco é inacreditável, uma grande concentração de gente legal por metro quadrado. Ainda é uma equipe mega festiva, então, é uma tricotada coletiva maravilhosa", vibra.
Em cartaz no Rio
Cacá integra o elenco do espetáculo "Antena", que estreia no Teatro Ziembinski, na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (1º), às 20h, com ingressos a partir de R$ 20. "A peça fala sobre a precarização do trabalho e a desvalorização do serviço. A história parte de um colapso na cidade, que comprometeu a Antena de comunicação. Dois funcionários, então, são convocados para consertar a Antena, mesmo em meio a chuva torrencial que torna a atividade ainda mais arriscada. Um deles acompanhado da mulher, grávida de gêmeas", explica a atriz.
A produção propõe reflexões sobre a dificuldade de estabelecer limites éticos diante da crescente precarização do trabalho. "Sempre soa denso quando falo sobre a peça, e a importância do assunto traz essa densidade, mas a peça tem momentos de humor e alguns respiros musicais. Tem que ver para entender", relata a atriz.
No palco, ela contracena com a irmã, Elisa. "Fazemos as gêmeas e somos paridas em cena! Até eu estou curiosa para esse momento", comenta. Cacá celebra a parceria familiar no trabalho. "A vida melhora muito do lado da Elisa. Ela é minha fiel escudeira, minha dupla de estrada, minha alma gêmea. Além de ser ótima atriz, generosa e propositiva ao mesmo tempo". Além das duas, Bruno Marcos, Lucas Inácio, Padu e Zeza Barral estrelam a produção.
Mamãe coruja
Em meio a rotina intensa de trabalho, a atriz aproveita os momentos de lazer com a filha, Malu, de 8 anos. "Tenho ensaiado até domingo, a correria está puxada. Mas eu e a Malu nos divertimos em toda e qualquer brecha. Ela é minha melhor amiga, além de ser minha filha. Mas no fim desse ano teremos um momento muito especial, uma viagem programada há tempos, que certamente será inesquecível para gente! Estou bem ansiosa", entrega.