Rio - Val Marchiori, de 50 anos, se emocionou ao falar sobre o diagnóstico de câncer de mama no "Domingo Espetacular", da Record, deste domingo (7). Durante a conversa com Carolina Ferraz, a empresária - que passou por uma cirurgia para retirada do tumor, disse que as próximas etapas do tratamento ainda serão definidas. Além disso, revelou que demorou a fazer o exame por medo, e descobriu a doença quando fez a primeira mamografia da vida, em agosto.
fotogaleria
"O meu [estágio foi diagnosticado no] grau dois. É de um a três. E eu sempre tive medo de câncer de mama, desde menina. Sempre me amedrontou. E talvez por isso eu tenha demorado a fazer [a mamografia]. O medo também... Parece que eu sentia que tinha", disse Val.
Ao fazer o alerta sobre a importância do exame, ela contou que inspirou outras mulheres a realizarem a mamografia. "Pelo menos eu estou servindo de exemplo". A empresária, ainda, desabafou: "Eu falo que Deus têm os planos Dele... mas dá cada rasteira na gente. Porque fazemos os planos, a gente luta, e de repente... para tudo e fala: 'Agora acabou'".
De primeira, a socialite fez ressonância magnética (RM) sem contraste. Nesse exame, uma médica radiologista notou um "nódulo suspeito" e pediu para que a loira fizesse outra ressonância, dessa vez com contraste. O pedido já deixou a empresária preocupada: "Já acendeu para mim: 'Eu tenho'. Aí vem o medo do resultado. Me deu crise de pânico, ansiedade, comecei a chorar do nada. É uma turbulência. Tira o seu chão".
Após o exame, foi descoberto que tinha tumor na mama, mas precisou esperar uma semana para receber o resultado da biópsia. "Aí é rezar, pedir a Deus. Não dormia, mesmo com remédio. Passei uma semana sem dormir. É um pesadelo. [Pensei]: 'Vou morrer. Não vou ver meus filhos crescerem. Será que eles estão prontos para ficarem sem a mãe? Foi a primeira coisa que pensei", falou.
Em seguida, recordou o apoio que recebeu de Rodrigo Faro e Vera Viel, que enfrentou um câncer na coxa. "A Vera me deu uma luz. E aí, começou o processo de fazer outros exames. Aí o marido... nessa hora uma mão, um abraço da sua família, do seu filho... eu sou muito grata a eles, de verdade", disse ela, que é casada com o advogado Amilton Augusto. A empresária é mãe dos gêmeos Eike e Victor, de 19 anos, frutos da antiga união com Evaldo Ulinski.
Com a retirada do tumor, os próximos passos do tratamento ainda serão definidos. "Tirou o tumor e daqui 40 dias eu começo [os exames] para ver qual tratamento vou fazer. Se vai ser só radioterapia, quimioterapia... Eu falei: 'Doutora, não quero nem saber. Tira logo isso de mim. Vamos fazer o que tem que fazer'", comentou ela.
Ao ser questionada sobre se está se sentindo forte para encarar a nova etapa da luta contra o câncer, a empresária respondeu: "Às vezes, sim, às vezes, não. De todas as minha batalhas, essa é a que está mexendo mais com o meu psicológico".
Diagnóstico e retirada do tumor
Val anunciou o diagnóstico de câncer de mama em 26 de agosto, em um vídeo publicado no Instagram. A empresária contou ter descoberto um carcinoma tipo 2 de 6 mm em fase precoce, alertou seguidores sobre a importância de exames preventivos e informou que iniciaria o tratamento de imediato. Na última segunda (1º), a socialite foi submetida a uma cirurgia para a retirada do tumor, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No dia seguinte, ela recebeu alta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.