Gloria Pires concede entrevista ao Domingo EspetacularReprodução de vídeo / Record

Rio - Longe das novelas desde 2023, Gloria Pires concedeu uma entrevista ao "Domingo Espetacular", da Record, e falou sobre a estreia dela como diretora no filme "Sexa", que explora temas como sexo, amores, amizades e família. A atriz ainda é a protagonista do longa-metragem. 
"Olha, você sabe que eu virei gente fazendo novela, né? Em algum momento, essa coisa da direção começou a aparecer no meu radar... A Gloria diretora traz muito da vivência da Gloria como atriz. Então, a diretora veio com toda essa bagagem de quem, muitas vezes, não esteve confortável e no seu melhor momento para comunicar o que precisava ser comunicado", afirmou. 
Na história, Gloria interpreta Bárbara, uma mulher que faz 60 anos e se apavora ao se dar conta do envelhecimento. A apresentadora Carolina Ferraz comenta que acha linda a curva de aprendizados e amadurecimento da personagem, e pergunta se a atriz passou pelo mesmo processo. 
"Para mim, assim como os 30 foram reveladores, os 60 também foram libertadores. Chegar finalmente a esse lugar, poder assumir os meus cabelos brancos… foi uma coisa tão poderosa para mim, sabe? O que, para muitas pessoas --e eu vejo porque, justamente por assumir, chega para mim essa questão, essa dúvida: 'Será que eu assumo? Será que eu não assumo? Qual é o melhor caminho para fazer isso?'-- isso tudo me trouxe, na verdade, um senso de 'ser' muito forte", comentou.
Gloria, então, refletiu sobre o envelhecimento. "Fazer 60 anos é o fim da vida? Ou 80? Isso significa que, para mim, acabou a corrida?", questionou. "Estou com 62 anos e tô olhando os meus 30 anos que eu espero poder viver aí para frente. De que forma eu vou viver esses 30 anos? Quem vai estar ao meu lado? Quem vai estar caminhando comigo? Sabe? Para onde? Ainda tem bastante estrada", declarou. Ela ainda contou que treina todos os dias. 
Afastada dos folhetins desde "Terra e Paixão" (2023), a artista contou se pretende voltar ao formato. "Agora a respiração… (risos) Olha, as novelas estão aí, né? E estão aí também as "mini novelas", né? Enfim, é evolução. E eu não sei ainda de que forma eu me situo nisso. Eu não estou com pressa para nada. Não estou com pressa para fazer outro filme, não tô com pressa para o meu próximo projeto como atriz. Eu estou usufruindo dessa coisa maravilhosa que é o tempo". 
Sobre o que planeja para o próximo ano, Gloria disparou: "2026 está se apresentando com desafios, que estou muito feliz de encarar. Estou me mudando para Goiânia, onde já morei. Estou me reconectando com o que tem importância para mim. Estou entusiasmada com 2026, e com todas as minhas armas e bagagens para lidar com os desafios que vão vir por aí".