Evento de lançamento da programação da Bienal do Livro, que acontecerá entre os dias 1º e 10 de setembro, no RiocentroMarcio Mercante / Divulgação / Bienal do Livro

Rio - A edição em comemoração aos 40 anos da Bienal do Livro acontecerá entre os dias 1º e 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Os preparativos já estão a pleno vapor para o festival de literatura, cultura e entretenimento, que vai reunir mais de 300 autores e personalidades em mais de 200 horas de programação. 
"É com muito orgulho que a gente chega aqui, porque dentro do mercado de eventos é muito raro que algum alcance essa marca de 40 anos. Temos um orgulho especial da Bienal porque quando a gente fala de grandes eventos da cidade do Rio de Janeiro — e aqui a gente fala de Carnaval, Réveillon, Rock in Rio —, ela é a única que nos últimos 40 anos aconteceu de forma ininterrupta. Vale lembrar que em 2021, dentro de um cenário de pandemia, a gente conseguiu realizar uma Bienal potente, de muito sucesso e que tratou temas muito importantes para todos nós", afirma Tatiana Zaccaro, diretora de Negócios da GL Events, empresa que realiza a Bienal do Livro em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). 
"A Bienal sempre esteve a frente do seu tempo, colocando no centro da discussão os assuntos mais importantes da atualidade. Esse ano nasce uma Bienal que a gente quer ver daqui até os próximos 40 anos. A Bienal não é apenas uma feira de livros, ela tem uma grande venda de livros dentro dela, mas ela é um evento de encontros, emoção, entretenimento, onde as pessoas se divertem. Como o assunto do momento é a Inteligência Artificial e a gente sempre vem de uma forma provocativa discutir, fazer a gente sair da nossa caixa, o nosso tema desse ano é exatamente a contramão disso. É o que nos diferencia da Inteligência Artificial. E o que é isso? O que nos torna humanos, o nosso coração, o nosso sentimento, as nossas emoções. Esse é o cerne da Bienal. Um momento de encontro dos nossos corações, dos nossos sentimentos", completa Tatiana.
Dante Cid, presidente do SNEL, relembra a trajetória do evento e fala sobre o público leitor brasileiro. "A Bienal chega nesses 40 anos muito amadurecida por uma história muito rica, iniciada lá na primeira edição, costurada pelos editores nos salões do Copacabana Palace, enfrentando vários desafios ao longo dessas quatro décadas. Nunca é fácil. Tentativas de censura, pandemia, mas sempre fazendo o que ela faz melhor, conectar os leitores, seus autores preferidos, as editoras... Nós temos estudos de campo que mostram que mais de 50% da população brasileira se declara não leitora habitual de livros. Mais de 30% da população declara que nunca adquiriu um livro. Então imaginem o significado do maior evento literário do país em uma nação nesse contexto. Quase meio milhão de pessoas comparecendo ao evento. Dezenas de milhares de alunos das redes públicas, estadual, comparecendo. Tendo essa experiência de exposição à literatura. Isso para o nosso país não tem preço. Semear essa sede, esse gosto pela literatura é o que nos dá a maior motivação para seguir realizando a Bienal". 
Maior uso da área verde e Streaming
Entre as novidades para esta edição em comemoração às quatro décadas de Bienal do Livro está o maior uso da área verde, externa, já que com a pandemia as pessoas passaram a valorizar mais as experiências ao ar livre. O Jardim Central terá um sistema de streaming, que vai transmitir ao vivo as discussões das principais mesas do dia. 
Baile de máscaras 
Os fãs de romance de época vão poder se divertir em um baile de máscaras com ninguém menos que Julia Quinn, autora da série best-seller "Bridgerton". A escritora participou do evento de lançamento da Bienal deste ano, nesta terça-feira, através de uma videoconferência e afirmou estar ansiosa para voltar ao Brasil.
"Estou muito animada para a Bienal, espero ver todos vocês no baile, e quero acrescentar apenas uma coisa: como é maravilhoso que o Brasil tenha esse evento incrível para celebrar os livros! Isso é algo que a gente precisa fazer mais. Mal posso esperar para encontrar vocês", afirmou. 
Café Literário
O Café Literário chega à edição 2023 renovado e com uma proposta mais intimista. Por ele, vão circular mais de 45 nomes que são referência na literatura e nas artes, divididos em mais de 20 mesas.

Em Primeira Pessoa
Estreante na programação do Café Literário, o formato "Em Primeira Pessoa" trará autores consagrados para conversar com o público, em estilo semelhante ao TedTalks. Entre os nomes confirmados estão os de Conceição Evaristo e do líder indígena Aílton Krenak.

Páginas no Palco
Outra atração inédita do Café Literário é o "Páginas no Palco", que levará performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro, com peças adaptadas dos livros. Vera Holtz, Cláudia Abreu e Beth Goulart são algumas das 11 personalidades que subirão ao palco, sob direção da escritora e atriz Bianca Ramoneda.

Sextou com Simas
O Café Literário também ganhará “resenhas” em clima de boteco com Luiz Antonio Simas. Nas duas sextas-feiras, dias 1º e 8 de setembro, o autor recebe convidados para o "Sextou com Simas", uma verdadeira “mesa de bar” que vai levar debates quentes das ruas para a Bienal.

Estação Plural – Páginas na Tela
O Estação Plural é um espaço já conhecido do público, que nesta edição pós-pandemia se transforma para abraçar a pluralidade, as várias maneiras de se trabalhar o conteúdo. Uma delas será o formato inédito "Páginas na Tela", que terá foco nas narrativas audiovisuais e discussões sobre obras literárias que deram origem a filmes, novelas, séries e minisséries. A escritora, diretora e produtora Rosane Svartman, autora de "Vai na Fé", é a curadora de seis mesas do espaço.

Palavra-Chave
O Palavra-Chave é um espaço totalmente novo e preza pelo debate e a emoção. Abordará temas desde os romances de época a questões sociais e latentes, do “felizes para sempre” ao humor, do universo da fantasia à cultura pop.

Entra na Roda
Novidade do Palavra-Chave, o "Entra na Roda" é inspirado no programa Roda Viva, que estreou na televisão em 1986. A atração levará grandes autores para serem entrevistados por formadores de opinião em formato similar ao que ficou famoso: o convidado ficará ao centro de um círculo com os mediadores em volta. Entre os nomes que passarão por lá estão os autores Jenna Evans Welch e Abdi Nazemian.

A Grande Aventura Leitora / Espaço Infantil Imersivo
Com 600 m², o lugar terá três ambientes: O Livro é Elástico, Ler é Abraçar e Ler é Encontro. Além de cenários altamente instagramáveis, o espaço terá uma série de eventos, exibição de filmes e até um DJ, que será ninguém menos que o Chapeleiro Maluco.
Turma da Mônica
Personagem de Maurício de Sousa, a Mônica será uma das atrações do espaço infantil. A "dentucinha" mais famosa do país completa 60 anos em 2023 e estará ao lado de sua turma e de seu criador no evento. 
SERVIÇO:
Bienal do Livro Rio
Data: de 1º a 10 de setembro
Local: Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio
Ingressos à venda no site http://bienaldolivro.com.br
Valor: a partir de R$ 19,50.