'As músicas que você nunca ouviu' é a obra inaugural do selo Livros da Alice, do Grupo EdiouroDivulgação

Rio - O Grupo Ediouro lançou, durante a Bienal do Livro deste ano, um selo voltado para o público jovem adulto  — ou YA, young adult, como o termo se popularizou. Trata-se do Livros da Alice. A iniciativa reforça a tendência identificada no estudo da Nielsen BookScan, divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em 2021, que aponta que os leitores entre 18 e 29 anos aumentaram significativamente de 63% para 72%, em comparação com 2020.
"As músicas que você nunca ouviu", de Becky Jerams e Ellie Wyatt, é o romance inaugural do selo voltado para os jovens adultos. A obra traz a experiência de leitura imersiva multiplataforma, chamada, neste caso, de "booksical". A partir do QR code impresso na folha de rosto do livro, o leitor se torna também ouvinte, acessando um álbum com 14 faixas compostas pelas autoras, que, no romance, são creditadas às protagonistas Meg e Alana.
Cada música corresponde a momentos-chave da narrativa, que gira em torno, justamente, de duas amigas que, por meio de suas composições, expressam suas visões de mundo e sentimentos. Enquanto Meg é a irmã de Caspar McCarty, um astro inspirado em Harry Styles, e é forçada a lidar com as vantagens e as (muitas) desvantagens disso, Alana é uma artista em busca de reconhecimento. A amizade entre elas traz à tona o que há de melhor em cada uma. 
As obras publicadas no selo Livros da Alice abordam histórias sobre as primeiras experiências da fase adulta e o fim da infância. Temas como afeto, amor, autoconhecimento, questões identitárias, autoafirmação e coletividade estarão no centro das narrativas.