'A Volta da Chave', de Ruth Ware, chegou ao Brasil pela editora RoccoDivulgação

Rio - Não é à toa que o livro "A Volta do Parafuso", de Henry James, um clássico vitoriano, inspirou filmes, séries e outras obras literárias. O suspense psicológico por trás da trama da babá atormentada por acontecimentos estranhos — seriam fantasmas? — em uma mansão grandiosa deixa o leitor intrigado e traz poucas respostas.

Depois do longa "Os Inocentes", de 1961, e da série "A Maldição da Mansão Bly", de Mike Flanagan, disponível na Netflix, a autora Ruth Ware também bebe na fonte de James com seu "A Volta da Chave", que chegou ao Brasil pela editora Rocco.

Em "A Volta da Chave", Rowan Caine aceita um emprego dos sonhos. Ela vai ganhar uma verdadeira bolada para ser babá de três crianças em uma mansão afastada, na Escócia. Tudo parecia perfeito. Mas as coisas não são bem assim. Quando o livro começa, inclusive, uma criança está morta e Rowan está presa. Não, isso não é um spoiler!

O livro é narrado através das cartas de Rowan para um advogado, Sr. Wrexham, o único que parece ser capaz de tirá-la dessa enrascada, já que ela jura de pés juntos que não matou ninguém. É a partir dessas cartas de Rowan na prisão que o leitor vai conhecer tudo que aconteceu e como ela acabou se tornando acusada de assassinato.

A autora Ruth Ware conseguiu usar a premissa de "A Volta do Parafuso" e trazê-la para os dias atuais. Apesar de toda a ambientação misteriosa, com direito a mansão em um local inóspito e jardim com plantas venenosas, a casa da família para a qual a protagonista trabalha é toda automatizada.

Todo o funcionamento do imóvel acontece através de um aplicativo, usado para acender as luzes, ligar o chuveiro, o ar-condicionado, o aquecedor e, claro, vigiar através de câmeras o que acontece em quase todos os ambientes. Rowan passa angustiantes momentos de tensão por conta do aplicativo, que se recusa a acender as luzes nas piores ocasiões ou então simplesmente começa a funcionar sozinho.
Para piorar a situação, existem várias lendas sobre acontecimentos sobrenaturais envolvendo a casa e inúmeras babás antes de Rowan deixaram o local assustadas em um curtíssimo período de tempo. As crianças das quais Rowan precisa tomar conta também não são nada amigáveis, já que estão resistentes a pessoas novas por conta da rotatividade das babás.
Privada de sono, em uma casa misteriosa e afastada, com crianças que não gostam dela, será que Rowan está apenas sob muito estresse ou há realmente algo sobrenatural acontecendo?
"A Volta da Chave" é um suspense que prende a atenção e rápido de ler. O final é aberto, assim como acontece em "A Volta do Parafuso", mas ainda entrega uma solução mais concreta sobre os acontecimentos do que o livro que lhe deu origem. Fica a recomendação de leitura tanto de "A volta da Chave", quanto de "A Volta do Parafuso", que é espetacular.