Bienal 2023: Editora carioca promove iniciativa que visa ensinar aos leitores as etapas de produção do livro
Oficina Raquel é focada em diversidade e tem obras que atravessam temas ligados ao feminismo, questões raciais, estudos de gênero, universo LGBTQIA+, entre outros
Editora Oficina Raquel terá uma bicicleta literária na Bienal do Livro 2023 - Divulgação
Editora Oficina Raquel terá uma bicicleta literária na Bienal do Livro 2023Divulgação
Rio - Com 17 anos de atuação no mercado, a editora Oficina Raquel estará na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, o maior evento literário do país, que comemora, nesta edição, 40 anos de atividades. A expectativa é de que cerca de 600 mil pessoas circulem pelo evento durante os dez dias de feira, que acontece entre os dias 1 e 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
Este ano, a editora levará para o evento a bicicleta literária, que estará localizada no Pavilhão 4 Verde todos os dias. A seleção de títulos inclui obras que atravessam temas ligados ao feminismo, universo LGBTQIA+, questões raciais, estudos de gênero, relacionamentos e neurodiversidade.
Entre os livros que serão expostos na bike, estão o lançamento internacional "Como é ser autista", da inglesa Charlotte Amelia Poe, "Mentiras reunidas", de Alex Castro, "Conversas que não tive com a minha mãe", de Felipe Brandão, "Histórias de cego", de Marcos Lima, o infantil "Fala, menina!", de Cintia Barreto, e a divertida HQ "A liga das Superfeministas", da francesa Mirion Malle.
Depois de uma ativação na Flip 2022, a editora levará o projeto "Se Joga no Livro" para a Bienal. A iniciativa busca, de forma lúdica e interativa, proporcionar uma experiência imersiva que ensina todo o processo de confecção do livro. A atividade, que ficará instalada no Pavilhão 4 Verde, faz parte do projeto Academia Editorial Júnior (AEJ), promovido pelo SNEL.
“A Oficina Raquel ao longo dos últimos anos tem sempre participado da Bienal, muitas vezes unindo forças, em estandes coletivos, com outras editoras independentes. Neste ano, estaremos com uma bicicleta literária repleta de livros que orientam a nossa linha editorial: mais do que livros, diversidade. Além disso, firmamos uma bela e lúdica parceria com o SNEL e a Academia Editorial Júnior com o ‘Se joga no livro’, uma ativação para ensinar aos leitores as etapas para fazer um livro.”, aponta Raquel Menezes, editora da Oficina Raquel.
Serviço:
Oficina Raquel na 40a Bienal Internacional do Livro
Bicicleta Literária da Oficina Raquel - Próximo ao Estande do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). Pavilhão 4 Verde. Rua P - Estande P 12. Das 10h às 21h.
Dia 01/09 I sexta-feira I às 10h I A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo - Conversa com Cintia Barreto
Dia 01/09 | Sexta-feira | às 19h | Palavra-Chave/As muitas cores de “Um Defeito de Cor” | Conversa com Cidinha da Silva
Dia 05/09 I terça-feira I às 16h I A Grande Aventura Leitora/Espaço Infantil Imersivo - Conversa com Sonia Rosa
Dia 08/09 I sexta-feira I às 12h I Café Literário - Mesa “Na rua a gente se encontra”, com Pedro Machado, Ana Paula Araújo e Joyce Berth
Jogo “Se Joga no Livro”
Estande do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). Pavilhão 4 Verde. Rua P - Estande P 12. Das 10h às 21h. Funcionamento gratuito, em tempo integral. Classificação livre
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.