Miriam LeitãoDivulgação

Rio - A Intrínseca vai levar grandes autores nacionais e estrangeiros para a edição comemorativa de 40 anos da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Entre os convidados, nomes como Jenna Evans Welch, aclamada autora da coleção "Amor & Livros", Lynn Painter, autora de "Melhor do que nos filmes", fenômeno do TikTok, e Blake Crouch, considerado um dos maiores nomes da ficção científica da atualidade.
A Bienal vai ser palco do lançamento do novo livro da renomada jornalista Míriam Leitão, "Amazônia na encruzilhada". Pedro Pacífico, conhecido como Bookster nas redes sociais, estreia na literatura com "Trinta segundos sem pensar no medo", e Olívia Pilar apresenta "Um traço até você", um romance sobre autodescoberta e os desafios da vida adulta.
Após uma breve participação na Bienal do Rio de 2021, Carol Moreira e Mabê Bonafé, autoras de "Modus Operandi", reencontram o público carioca para conversar sobre o fascínio dos leitores por romances policiais e true crime. Serão mais de dez participações durante o evento. 
A empresária, escritora e influenciadora digital Nath Finanças abre a participação da Intrínseca no evento no dia 6 de setembro (quarta-feira), às 19h, no espaço Palavra-Chave, para um bate-papo sobre organização financeira. Ela é autora de Orçamento sem falhas, um guia prático e didático de educação financeira.
No dia 7 de setembro (quinta-feira), a programação está recheada de autores da casa. No Palavra-Chave, às 13h, a jornalista Míriam Leitão falará sobre seu novo livro, "Amazônia na encruzilhada", que chega às livrarias às vésperas da Bienal. A obra aborda bastidores da luta do Brasil contra o desmatamento da Amazônia.
Olívia Pilar, autora de "Um traço até você", recebe os leitores no espaço Palavra-Chave, às 17h, para uma conversa sobre clichês literários e representatividade nos romances contemporâneos. Para completar, teremos uma dobradinha de Pedro Pacífico, o Bookster. No Café Literário, às 15h, ele vai mediar o bate-papo entre Carla Madeira e Valter Hugo Mãe sobre a importância de escrever sobre os sentimentos. Logo depois, às 18h, ele é um dos convidados do Café Literário para abordar os possíveis futuros de um Brasil mais inclusivo nos livros e nos diálogos.
A programação do dia 8 de setembro (sexta-feira) começa às 11h no Palavra-Chave, com Jim Anotsu, autor de "O Serviço de Entregas Monstruosas". O bate-papo terá como tema a leitura de sensibilidade e a criação de uma literatura inclusiva e respeitosa.
A magistrada e escritora Andréa Pachá, autora de "Velhos são os outros" e "A vida não é justa", fecha a participação da Intrínseca no dia 8, às 19h, também no Palavra-Chave. Ela participará de um debate sobre os estereótipos negativos associados ao envelhecimento junto com convidadas de diferentes gerações.

O último fim de semana da Bienal conta com uma programação caprichada. No dia 9 de setembro (sábado), Pedro Pacífico receberá Gabriela Prioli para uma conversa sobre literatura e histórias pessoais, às 12h, no Café Literário, para uma gravação ao vivo de um episódio especial do podcast “Daria um livro”, projeto do escritor e influenciador digital.
Dois outros autores da Intrínseca também prometem movimentar o sábado. A escritora best-seller Jenna Evans Welch, autora da coleção "Amor & Livros" e de "Feitiço para coisas perdidas", participará de uma conversa com o público às 15h, no Palavra-Chave, acompanhada por Clara Savelli e Renato Ritto, autores de "As férias da minha vida" e "Marketing do amor", respectivamente. No mesmo dia, um pouco mais cedo, às 13h, o mesmo palco recebe Blake Crouch para uma instigante conversa com a atriz Alice Braga sobre o novo livro dele, "Upgrade", e a carreira como um dos maiores nomes da ficção científica da atualidade.
A programação da Intrínseca se encerra no dia 10 de setembro (domingo), com a aguardada participação de Lynn Painter no bate-papo sobre romances de aquecer o coração e referências pop, às 13h, no Palavra-Chave. Celebrando a primeira vez da autora no Brasil, a Intrínseca lançará a nova comédia romântica da autora, "Amor por engano".
Carol Moreira e Mabê Bonafé, autoras de "Modus operandi", fecham o dia com um grande encontro. Elas participarão de um bate-papo com Ivan Mizanzuk e Raphael Montes sobre romance policial e true crime, às 15h, no mesmo local.