Taty Zatto gosta de comer mamão bem geladinhoDivulgação

Rio - As altas temperaturas marcaram o mês de novembro. A sensação térmica no Rio, por exemplo, bateu recordes e alcançou 59,7ºC, na Zona Oeste, durante a manhã, no último dia 18. Para aliviar a sensação de calor, algumas medidas são indicadas como usar roupas leves, não esquecer o filtro solar e beber bastante água. Incluir as frutas na alimentação também é uma boa pedida para se refrescar e, de quebra, traz outros benefícios para a saúde, já que são bem nutritivas. 
"As frutas são excelente opções para refrescar e hidratar o corpo, além de serem saudáveis e nutritivas. Porém, pessoas com alergias específicas ou condições de saúde específicas devem consultar um profissional de saúde antes de incluir essas frutas em sua dieta", alerta a nutricionista Renata Branco. 
Delícias como morango, melancia, laranja, abacaxi, Kiwi e uva podem ser consumidas de diferentes maneiras. "Puras, em sucos, smoothies, saladas de frutas e até mesmo em picolés", enumera a profissional. Ela, no entanto, ressalta que as quantidades devem ser observadas. "O indicado é a pessoa consumir de três a cinco frutas por dia", avisa Renata. 
Uma das amantes das frutas é a DJ Taty Zatto. Ela não resiste a um mamão bem geladinho nos dias mais quentes do ano. "Amo mamão e nesta época mantenho bem gelado para consumir quase como um sorvete.  Já a uva verde eu congelo e como congelada. Além de deliciosa, é bem refrescante", diz a artista, que também aumentou seu consumo de água. "Tenho sempre a minha garrafa disponível gelada. Tenho bebido quatro litros por dia ou até mais". 
Confira os benefícios de algumas frutas
Kiwi: Possui alto teor de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Não há contra indicações conhecidas para o consumo de kiwi, a menos que a pessoa seja alérgica a essa fruta.

Laranja: Rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e antioxidantes que combatem os radicais livres. Pode ser consumida em sucos, vitaminas ou in natura. Pessoas com úlceras gástricas devem ter cuidado com o consumo excessivo de laranja, devido à acidez da fruta.

Melão: Fonte de vitaminas A e C, além de potássio, que ajuda a equilibrar os níveis de água no corpo. Pode ser consumido em pedaços, em saladas ou em sucos. Não há contraindicações conhecidas para o consumo de melão.

Abacaxi: Rico em bromelina, uma enzima que ajuda na digestão, além de ser fonte de vitamina C e manganês. Pode ser consumido in natura, em sucos e saladas. Pessoas com úlceras gástricas devem ter cuidado com o consumo excessivo de abacaxi devido à acidez da fruta.

Melancia: Composta principalmente por água, é uma excelente opção para hidratação. Também é rica em vitaminas A, C e antioxidantes. Consumida em pedaços ou em sucos. Pessoas com diabetes devem monitorar o consumo de melancia devido ao teor de açúcar naturalmente presente na fruta.

Uva: Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Pode ser consumida in natura, em sucos, ou até mesmo congelada. Não há contra indicações conhecidas para o consumo de uva, a menos que a pessoa seja alérgica a essa fruta.