Artista, apresentadora, influenciadora e militante. Patrícia Ramos representa força, determinação e a beleza da mulher brasileira. Uma jovem que conquistou a internet e se tornou referência na causa feminina.
Natural de Duque de Caxias, Patrícia teve uma infância simples, mas seus pais sempre se esforçaram para lhe dar o mais importante: educação. Mesmo com pouca renda, economizavam dinheiro para que os filhos estudassem em colégios particulares. Patrícia era uma das poucas negras. Enfrentou o bullying e chorava por não entender por que era discriminada no ambiente escolar.
Mas Patrícia logo percebeu que o problema não estava nela, mas nas pessoas que tanto a julgavam. Daí veio sua força. Começou a se maquiar para ir à escola e aos poucos foi elevando a autoestima. Chegou o dia em que percebeu que não era normal depender de maquiagem para se sentir bem. Aos 17 anos entendeu que a aceitação dependia somente dela!
Em 2018 produziu o primeiro vídeo sobre mulher negra e maquiagem. O áudio foi parar no TikTok e a “brincadeira” viralizou. Muitas mulheres passaram a mandar mensagem, agradecendo a ajuda ao incentivar a aceitação e elevação própria com o vídeo.
Engajada na ‘bandeira’ da mulher, diariamente produz conteúdo divertido e bastante espontâneo nas redes sociais. Também compartilha mensagens que dão força e motivação, para que as mulheres se amem mais.
A televisão também abriu espaço para a morena. Em janeiro de 2023, Patrícia Ramos fez sua estreia como apresentadora. Assumiu o comando do “Bate-Papo BBB” programa de entrevista veiculado no Gshow e GloboPlay, com o eliminado da semana do famoso reality show da emissora. Também comandou o “BBB Tá On”, podcast oficial do programa, também com a presença do eliminado e um convidado especial.
A veia empreendedora também se faz presente. Patrícia lançou sua marca de roupas: Collection By Paty. Com fabricação própria e venda online, a marca traz peças para diversas ocasiões. As coleções são desenvolvidas com base na vontade de fazer acontecer um sonho da Patrícia: celebrar a vitória de uma mulher determinada, a influenciadora digital, atriz, apresentadora e empreendedora, que agiu e realizou!
Quais são os planos pra o futuro? Deseja ter filhos? Tenho 23 anos e estou muito bem resolvida sobre a minha vida sentimental (risos)! Acho que filhos não é uma questão quando se põe em pauta a minha idade e a rotina corrida que tenho, mas quero ser mãe um dia sim, se Deus permitir. Meu sonho é ter um programa de TV, meu! Um talkshow. Quem sabe…
Como foi a experiência com as entrevistas no BBB? Foi uma experiência maravilhosa, que com certeza irei levar para a vida. Foi uma batida muito louca de horários, gravação, ir de uma cidade para a outra e entrevistar o povo… Foi uma loucura muito gostosa. Minha hiperatividade agradeceu muito (risos).
Quais sãos os maiores desafios da luta pelos direitos da mulher negra? Sempre gostei de lidar com o mundo artístico. Cresci cantando na igreja e fui backing vocal de alguns famosos entre meus 17 e 19 anos. A música sempre foi um hobby pra mim, eu amo cantar, mas eu me encontro muito mais apresentando, interagindo com as câmeras, etc. O maior desafio para mim é me sentir valorizada como profissional e não apenas por “cota”. Percebo que algumas empresas contratam pessoas pretas para “ter uma representatividade” e não apenas pela qualificação e profissionalismo dessas pessoas. Já passei por uma experiência de ser host em evento de influenciadores onde eu era a única preta. Me senti deslocada. Senti que só tinha sido chamada para “dizer que tem” um preto no evento.
Você se acha um mulherão? Me acho um baita mulherão sim! Já vivi muita coisa nesses 23 anos de vida. E a dica é: não pule as fases da sua vida. Viva cada uma delas e amadureça conforme o processo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.