Dia nacional do café: conheça os benefícios da bebida Reprodução

Olá, meninas!
Hoje, 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café e nada mais justo do que ter uma data em homenagem à segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás somente da água. As propriedades benéficas da bebida são muitas, como explica a nutricionista Sol Meneghini. De acordo com ela, respeitando a quantidade recomendada, dentro de cada xícara pode haver um grande aliado.
“Como tudo na vida, precisa haver um equilíbrio, então não podemos exagerar no café. Ele pode, sim, ser um ótimo aliado, mas vai depender da quantidade ingerida. Para um adulto saudável, o recomendado é cerca de 400 mg ao dia. Isso equivale aproximadamente a quatro xícaras de 150ml de café coado”, explica Sol.
A bebida é rica em propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, além, é claro, da cafeína, que é um composto que estimula o sistema nervoso central: “Nem o café e nem a cafeína são inimigos e é completamente possível tomá-los em segurança. Mas além disso, também é necessário beber bastante água e se alimentar da forma correta. Nenhum alimento faz milagre, nós também precisamos fazer a nossa parte”, diz a nutricionista.
Conheça os benefícios do café, segundo a especialista:
Melhora a concentração - A cafeína ajuda bastante nisso, já que ela é um composto estimulante e ajuda a melhorar a memória e nos colocar em estado de alerta. Também aumenta a capacidade de concentração e pode diminuir o sono.
Previne envelhecimento precoce - A enorme quantidade de compostos antioxidantes, como cafeína, ácido clorogênico e ácido cafeico, ajudam a proteger a pele contra a ação dos radicais livres. Isso é ótimo para prevenir a flacidez e o envelhecimento precoce.
Ajuda no desempenho durante exercícios - “Além do que já foi citado, a cafeína também tem propriedades ergogênicas, que está ligado ao aumento da produção de energia no organismo, fazendo com que diminua o cansaço e melhorando o desempenho físico.
Combate a depressão - Ótimas quantidades de polifenóis estão presentes no café e eles combatem os radicais livres, fazendo com que diminuam as inflamações nas células do sistema nervoso central. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o humor, diminuindo consideravelmente as chances de quadros depressivos.
Previne a doença de Parkinson - Já existem alguns estudos que mostram que o consumo do café pode ajudar na prevenção da doença, uma vez que a cafeína protege as células do sistema nervoso central e estimula a liberação de dopamina, neurotransmissor importantíssimo para o corpo humano por causar sensações de humor e prazer.
Truques para aprimorar o cafezinho do dia a dia
Para turbinar o seu café diário, o barista Joshua Staven, da rede Café Cultura, deixou dicas ótimas. Mesmo para quem não é especialista em café como ele, é possível fazer a bebida perfeita. Confiram!
Qual é melhor, filtro de papel ou coador de pano? O de papel. O coador de pano é mais difícil de limpar e fica com resíduos de cafés velhos, o que interfere no sabor final.
E se só tiver pano? Nesse caso, lave-o todo dia após o uso, com água e sabão. Após a lavagem, deixe-o no freezer, para não ter risco de mofar. O filtro de pano deve ser substituído todo mês.
Temperatura ideal da água: Jogar a água fervendo direto no pó de café deixa a bebida mais amarga. Por isso, o ideal é que ela esteja entre 94º e 96ºC. Mas não é preciso recorrer a um termômetro: depois que levantar fervura, é só esperar um minutinho antes de passar o café.
Escaldar o filtro: Quando a água ferver, jogar um pouco no filtro de papel antes de colocar o pó, para que o gosto do papel não interfira no sabor. Também é bom passar uma água no coador de pano.
Umedecer o pó: Não coloque toda a água de uma vez. A dica é, no início, apenas molhar um pouco o pó e esperar por 30 segundos. Isso faz com que o sabor fique mais apurado. Em seguida, colocar o restante da água.
Pode mexer o café depois de colocar a água no filtro? É melhor não, pois o sabor fica mais uniforme. Mas se não conseguir resistir, mexa apenas uma vez.
E fazer o café cawboy, em que o café é colocado dentro da panela de água fervendo? O hábito é comum, mas, segundo o barista, este método reforça componentes do café que o deixam mais amargo.