Gabrielle Chanel transformou a modaDivulgação

Este mês celebramos o aniversário de Gabrielle Chanel, a icônica estilista que transformou o mundo da moda ao redefinir a imagem feminina. Ela enxergava a mulher como uma figura independente, repleta de desejos e possibilidades de reinvenção por meio das roupas. Para lembrar os 140 anos de Chanel, conversamos com a consultora de imagem Camile Stefano, que destacou cinco frases da artista, que exaltam a força feminina e que podem ser incorporadas na vida de todos nós.

Vamos nos inspirar com as palavras e a filosofia de trabalho da grande estilista, que permanecem mais relevantes do que nunca. Elas nos convidam a explorar a moda como um meio de autodescoberta, empoderamento e expressão pessoal.

“A melhor cor do mundo é aquela que combina com você”
Coco Chanel, apesar de ser conhecida pelo uso de tons básicos, sempre foi uma defensora das cores. Ela entendia que a chave para a harmonia cromática reside no conhecimento de si mesmo, muito mais poderoso do que seguir os tons da moda. "A compreensão de nossa própria paleta é uma auto-reflexão profunda que ressalta o melhor de cada mulher”, explica Camile Stefano.

“A moda tem dois propósitos: conforto e amor, a beleza vem do encontro deles”
Quando fazemos a escolha das roupas que desejamos comprar ou vestir, é necessário lançar um olhar para a busca do bem-estar. “A verdadeira satisfação se concretiza por meio da manifestação cotidiana de nossa
identidade única. Por isso, as peças que nos trazem conforto e autenticidade, também nos fazem lindas”, explica a consultora.

“A simplicidade é a chave da elegância”
A percepção profunda de que a simplicidade é a essência de uma mulher bem vestida é um dos pilares do estilo de Coco Chanel. O entendimento de que peças básicas e bem escolhidas são suficientes para comunicar sofisticação é um princípio valioso. “A qualidade e a longevidade das roupas, aliadas a uma abordagem sustentável, também contribuem para nos sentirmos chiques”.

“Você pode estar linda com 30, charmosa com 40 e irresistível para o resto da vida.”
Coco Chanel é lembrada como uma mulher pioneira pela elegância duradoura que atravessa as diversas etapas da vida. O estilo pregado por ela e pela grife Chanel ressalta que a moda não é uma manifestação apenas da juventude, mas sim um processo contínuo de aprendizado e autodescoberta.

“A beleza começa no momento em que você decide ser você mesma.”
Ao observar a trajetória de Coco Chanel, fica evidente que sua ousadia em desafiar as convenções tradicionais permitiu que ela se projetasse como um ícone para toda a história. Suas criações reforçam a ideia de que a verdadeira beleza emerge quando uma mulher escolhe ser ela mesma, priorizando sua identidade acima das tendências passageiras.

Plantas podem garantir boas energias

É fato que as plantas equilibram a energia do ambiente em que são colocadas. Afinal, quem não sente bem ao chegar em um espaço repleto de flores e plantas? Elas são uma maneira prática de garantir boas energias em casa. A paisagista Renata Guastelli separou as principais espécies para quem quer purificar um ambiente.

Espada São Jorge: é conhecida por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes e energias. As propriedades fazem com que ela absorva substâncias tóxicas do ar durante o dia, enquanto à noite libera oxigênio limpo, mantendo os ambientes purificados.

Lírio da Paz: é a escolha certa para quem quer uma floração abundante e é popularmente conhecido pelo seu poder de “absorção” de energias negativas de ambientes e de pessoas. A flor é resistente a espaços internos, por isso é uma ótima opção para decorar todos os ambientes da casa, ela pode ser cultivada em vasos grandes que ficam no chão e não pode receber por muito tempo a luz do sol direta.

Jiboia: Além de linda como artigo decorativo, a jiboia é uma das plantas que trazem energias positivas. A planta é resistente e fácil de cuidar, além de ser uma boa candidata para quem quer cultivar plantas dentro de casa. Faz a filtragem do ar, pois é ótima no processo que transforma o dióxido de carbono em oxigênio. A folhagem se adapta bem aos ambientes com sombra, mas cresce melhor e mais rápido em locais com luz indireta.