Os três erros mais comuns na hora de educar os filhosReprodução
Dia das Crianças: os três erros mais comuns na hora de educar os filhos
Não permitir que a criança conquiste sua autonomia é um dos erros mais comuns
Olá, meninas!
Hoje é o Dia das Crianças. Uma data cercada de muita festa e alegria. E para nós que somos mães, também é tempo de ficar com nossos pequenos, mimando e aproveitando cada minuto ao lado deles. Aliás, educar sem mimar é um dos maiores desafios dos pais.
Algumas décadas atrás, muitos pais se baseavam na educação tradicional, buscando educar usando o autoritarismo. Naquela época, a criança era levada a acreditar que só seria amada se tivesse atitudes adequadas e comportadas. Mas hoje o formato é diferente.
“É importante ter um lar acolhedor em que a opinião das crianças seja valorizada, ao mesmo tempo em que elas reconheçam a autoridade dos adultos. A educação positiva não está associada a uma educação permissiva, nem à ideia de que tudo é permitido, como muitos ainda pensam”, explica educadora parental Priscilla Montes.
A especialista em educação infantil aponta ainda os três erros mais comuns na hora de educar as crianças, que dificultam o diálogo e o acolhimento.
"O primeiro erro é o amor condicional. Viemos de uma educação em que éramos amados apenas se nos comportássemos bem, ou seja, só receberíamos amor se fizéssemos o que os adultos queriam. O amor era condicionado ao nosso comportamento. O segundo erro é o uso de recompensas ou chantagem, o que acaba treinando as crianças em vez de ensiná-las o valor da colaboração. O terceiro erro é não permitir que a criança conquiste sua autonomia, ou seja, fazermos por ela coisas que ela já pode fazer sozinha. Isso, sim, é mimar a criança", explica Priscilla.
A educadora também destaca a importância de manter o diálogo e o acolhimento com a criança, mesmo em momentos desafiadores.
“Quando a criança está fazendo birra, por exemplo, essa é apenas a ponta do iceberg, pois existem questões mais profundas que os responsáveis não conhecem. E só vão descobrir quando a criança se sentir acolhida o suficiente para comunicar o que está sentindo. Assim, você constrói uma relação de acolhimento adequada, sem a necessidade de brigas, castigos e punições”, destaca ela.
Educar é um ato de amor. As dificuldades para criar uma criança são muitas, mas com amor tudo e possível. Vamos aproveitar o dia de hoje, mas entender que o Dia das Crianças é todo dia. Que elas sejam amadas, respeitadas e acolhidas sempre!
Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h30. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.