O carnaval terminou? Claro que não! Neste fim de semana ainda temos vários bloquinhos e festas pela cidade. E para quem ainda vai curtir o final da folia com as crianças, separamos algumas dicas importantes de alimentação para os pequenos. Para garantir que a diversão não acabe em dor de barriga, é bom ficar de olho em alguns detalhes. Leve água gelada, prepare lanches práticos e evite aqueles alimentos duvidosos que sempre aparecem à venda nas ruas.
Nada de experimentar comida “diferentona” durante a folia. Neste período, ainda mais acompanhado de crianças, o foco é garantir energia para dançar e brincar com segurança, sem precisar correr para o hospital por causa de problemas que poderiam ser evitados.
“A hidratação adequada é o ponto mais importante, tanto para crianças, quanto para adultos. Estamos no verão e a agitação da folia aumenta a sudorese, elevando a necessidade de reposição hidroeletrolítica. Além disso, as crianças são mais suscetíveis à desidratação”, explica a nutricionista Patrícia Santos, coordenadora da graduação em Nutrição do Centro Universitário IBMR.
Seguem as dicas da especialista:
1 - Leve uma garrafinha com água e suco (congele metade do volume da garrafa e, na hora de sair de casa, encha com o líquido gelado, seja água ou suco, para ter a bebida gelada por mais tempo).
2 - Prepare um lanche fácil (um potinho com fruta higienizada e cortada e um sanduichezinho).
3 - Procure informações sobre opções de restaurantes próximos ao bloco. “É para ter sempre um plano B na manga”.
4 - Evite consumir alimentos vendidos em condições de higiene duvidosa, como aqueles que precisam ser mantidos sob refrigeração, mas que ficam fora da geladeira. Observe a higiene do local e de quem está comercializando o alimento.
5 - Não ofereça alimentos que a criança não esteja acostumada a comer; esse não é o momento para experimentar coisas novas. E, lembre-se de que o acesso aos banheiros não é fácil durante a folia.
6 - Bloquinho das Frutas: Montar espetinhos coloridos de frutas (como melancia, uva, manga e morango, ou as frutas de preferência das crianças) e chame de "confete natural". Deixe as crianças escolherem suas combinações favoritas. Leve como lanche em embalagens térmicas.
7 - Superpoderes do Carnaval: criar nomes divertidos para os alimentos saudáveis, como o Suco da Energia (suco de laranja com cenoura) ou o Lanchinho do super-herói (sanduiche integral com frango desfiado bem temperadinho e cenoura cozida e ralada).
8 – Lanchinho de mão para a folia: prepare chips fáceis de carregar, como mix de castanhas e frutas secas e biscoitos de aveia, de preferência, caseiros. Assim, a criançada pode comer e brincar ao mesmo tempo.
Gostaram das dicas? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.