Alimentos que dão energia, saciedade e fôlego para enfrentar a foliaReprodução

Olá, meninas!
Durante o carnaval, para muitas pessoas a menor preocupação é se alimentar de forma saudável. O importante é não perder tempo e se jogar na folia. E é aí que estão os riscos para saúde: comer pouco, comer mal e beber álcool além da conta. Este ano ainda temos uma situação pior, além da tradicional ressaca e desgaste físico no carnaval, as ondas de calor podem acelerar os danos ao organismo.
"Para aproveitar a folia, é preciso ter energia e cuidados essenciais como dormir pelo menos algumas horas para ajudar na reparação do corpo; manter uma alimentação equilibrada; hidratar-se adequadamente e consumir bebidas alcoólicas com moderação. Se a ressaca chegar, a melhor estratégia é ingerir bastante líquido, optar por uma alimentação leve e, se necessário, recorrer a medicamentos para aliviar os sintomas", recomenda o médico nutrólogo Durval Ribas Filho.
Confira outras dicas do especialista para curtir os dias de carnaval com saúde:
Para dar energia aposte nos carboidratos
Batata-doce: Fornece energia gradual, evitando picos e quedas bruscas de glicose. É rica em fibras, o que prolonga a saciedade o manganês auxilia no metabolismo energético. Em chips assados é um lanche prático.
Tapioca: Um ponto positivo é ser um alimento de fácil digestão. Assim se ganha energia, com rapidez e não se sobrecarrega o estômago.
Banana: Fonte de energia rápida, rica em potássio, essencial para a função muscular, prevenir as incômodas cãibras e acelerar a recuperação depois da folia.
Açaí: Sem exageros. Se consumido sem açúcar, é ainda melhor, pois é um alimento calórico. Os carboidratos, antioxidantes e gorduras boas garantem energia por mais tempo e combatem os radicais livres, gerados pelo esforço físico.
Para proteção muscular prefira gorduras boas
Oleaginosas: As castanhas, nozes e amêndoas são ótimas opções para driblar a fome. Ricas em gorduras boas, como ômega-3, que atuam na produção de energia, e o que é melhor, de forma lenta. Já o magnésio é aliado na contração muscular e diminuição da fadiga.
Abacate: Fonte de gorduras boas que fornecem energia de forma constante e contribuem para a saúde cardiovascular. O potássio atua na prevenção de cãibras e equilíbrio eletrolítico. Consuma em vitaminas ou creme, num sanduíche.
Leguminosas: O amendoim é uma alternativa, também na forma de paçoca, como fonte de energia rápida e sustentável, pois contém carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis.
Para ganhar saciedade a opção são as proteínas
Ovo: Como proteína contribui para a regeneração muscular e aumenta a saciedade. Já a colina age na função cerebral e pode ajudar a manter o foco e aquela disposição.
Laticínio: Aumentar a saciedade e evitar quedas de glicose.
Frango desfiado: Fonte magra de proteína de alto valor biológico, ajuda na manutenção da massa muscular e na recuperação após o esforço físico. Ideal em sanduíches, tapiocas ou acompanhado de vegetais num lanche nutritivo e leve, antes ou durante a folia.
Para ter mais fôlego escolha o açúcar certo
Mel: Energético natural, com sua glicose e frutose absorvidas rapidamente, o que dá impulso imediato de energia. Os antioxidantes combatem o estresse oxidativo causado pelo esforço físico intenso. Nas versões sachê e blister estão prontos para consumo.
Tâmaras: Proporcionam energia e mais disposição. As fibras evitam picos de glicose e garantem fôlego por mais tempo e o potássio e antioxidantes estimulam a recuperação muscular e combate ao estresse oxidativo. Práticas de carregar e uma opção açúcar processado.
Gostaram das dicas? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.