Dia do BeijoReprodução
A cirurgiã-dentista Bruna Conde explica que manter uma boa escovação, usar fio dental, hidratar-se e visitar o dentista regularmente são hábitos essenciais para garantir um beijo saudável. “Doenças como mononucleose, herpes labial, candidíase oral e gengivite podem ser transmitidas pelo beijo. Manter a imunidade bucal alta é uma forma de prevenção”, explica.
Além da boca, os lábios também merecem atenção. A dermatologista Ana Carolina Sumam destaca que o beijo pode favorecer infecções como herpes labial, candidíase oral e queilite angular, conhecida como boqueira. “O herpes, por exemplo, pode ser transmitido mesmo sem lesões visíveis. E o contato direto com os lábios facilita essa contaminação”, reforça Ana Carolina.
Entre os cuidados fundamentais listados pelas especialistas estão:
- Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir
- Usar fio dental todos os dias
- Hidratar-se bem e evitar o consumo excessivo de açúcar
- Evitar o tabagismo
- Usar protetor labial com FPS
- Hidratar os lábios com produtos à base de manteiga de karité ou ceramidas
- Consultar dentistas e dermatologistas regularmente
PÁSCOA- GARDÊNIADivulgação/ Mameg Home e ABUP
“Para fazer uma mesa de Páscoa simples e graciosa, boas ideias são o caminho. Materiais como guardanapos e fitas de tafetá podem ser dobrados, amarrados ou recortados para a criação de enfeites de orelha de coelhinho. Também é possível pintar e desenhar em ovos cozidos com canetinha para utilizá-los de forma decorativa na mesa, dentro de pequenos vasinhos, sem o risco de quebrarem. Por fim, para quem gosta de arranjos, dá para fazer um bem diferente e perfeito para a Páscoa, com o uso de um vaso cilíndrico transparente, espuma floral, flores e cenouras, em que o resultado fica incrível”, conta a profissional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.