Reflexão de Samara Felippo na redes sociais revela sentimentos comuns para muitas mulheres, como exaustão e culpa Reprodução
"Pai tem foto, mãe tem selfie", desabafo de Samara Felippo alerta para a sobrecarga feminina
Especialista comenta a reflexão da atriz, que revela sentimentos comuns para muitas mulheres
Olá, meninas!
A atriz Samara Felippo publicou esta semana em suas redes sociais alguns registros ao lado das filhas e levantou um questionamento que ecoou na experiência de milhares de mulheres: por que as mães quase nunca aparecem nas fotos? Ao revisar o próprio rolo da câmera, Samara percebeu que faltavam aquelas imagens espontâneas ou bem enquadradas, tiradas por outra pessoa, entre tantos cliques com as crianças.
“Sonho com uma mísera foto bonita em um momento corriqueiro qualquer”, comentou uma seguidora. “A mãe tem selfie porque somos sempre nós, sozinhas, com as crianças”, escreveu outra.
A reflexão não é nova, mas continua atual. A jornalista australiana Kellie Scott foi uma das primeiras a escrever sobre o assunto, após notar que, mesmo estando 24 horas por dia com o filho recém-nascido, as fotografias da família não refletiam essa presença. “Com tanto do nosso papel não reconhecido, estar ausente das fotos é apenas mais um chute no estômago”, escreveu em um artigo.
“A mulher muitas vezes se encontra exausta tentando equilibrar tudo: carreira, filhos, vida pessoal e, mesmo assim, acha que está sempre devendo. Essa culpa constante é resultado de uma cultura que ainda cobra da mulher a perfeição em todas as frentes”, explica Fernanda Paiva, especialista em comportamento humano e fundadora do Instituto Diálogos.
Fernanda comenta ainda que esse apagamento visual é apenas um reflexo simbólico da invisibilidade cotidiana da maternidade. “A ausência das mães nas fotos escancara o quanto elas são colocadas no lugar da função e não da presença. O que sempre falo é que, quando nasce uma mãe, nasce uma culpada. A mulher assume uma culpa e introjeta um sentimento que não é um sentimento que vem dela, mas de uma cobrança de padrões pré-estabelecidos”, ressalta.
Na publicação, Samara Felippo ainda escreveu: "Quando avistar uma mãe tirando uma selfie sozinha com seu filho, com gentileza pergunte se ela quer um registro".
E você, já sentiu o peso desta sobrecarga? Me conta? Aguardo vocês no meu programa na TV Band, o Vem Com a Gente, de segunda a sexta a partir das 13h40. E também no meu Instagram @gardeniacavalcanti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.