Ah, gente… que dia lindo e cheio de amor foi essa última terça-feira!
Pude participar de uma ação super especial na quadra da minha amada Grande Rio, em evento envolvendo a Pimpolhos, ONG e Escola de Samba Mirim da Grande Rio. Foi uma tarde inteirinha dedicada ao cuidado, à conscientização, à luta constante contra o abuso infantil e claro, à alegria das nossas crianças e suas famílias. Porque cuidar delas é cuidar do nosso futuro.
Na companhia de Maura de Oliveira e a delegada Fernanda Fernandes Hakill
Ao lado da querida Maura de Oliveira, presidente do Instituto Anjos, e da delegada Fernanda Fernandes tivemos um bate-papo muito importante sobre um tema delicado, mas necessário: abuso infantil e prevenção. Falamos com os pequenos e também com os pais, de um jeito leve, lúdico e cheio de carinho, pra que todo mundo entendesse a importância de proteger e estar presente na vida das crianças.
Muito acolhimento, amor e integração com os pequenos da Grande RioHakill
E não faltou diversão, viu? Foi uma tarde com muito afeto, risadas e momentos inesquecíveis! Teve presentes, inclusive a minha bonequinha Galzinha, que ajuda na conscientização das crianças, pipoca, algodão doce, doces e chocolates, hambúrguer, roda de capoeira e até aquele sambinha delicioso da Pimpolhos da Grande Rio, porque aqui o carnaval é o ano inteiro — inclusive pra educar e transformar!
Pra completar, as crianças ainda ganharam um dia de beleza, com corte de cabelo e cuidados incríveis.
A delegada Fernanda, que realiza um trabalho tão sério e importante, ressaltou a importância de eventos como este para conscientizar ainda mais inúmeros lares e famílias de um perigo que, infelizmente, é realidade em nosso país: "o Brasil é o 5º país com mais abuso sexual infantil cibernético e mais de 70% dos abusos sexuais no país são contra crianças e adolescentes. Daí a necessidade de mais campanhas de conscientização, ações sociais como essa e políticas preventivas e educacionais sobre o tema".
De acordo com Maura, é muito importante o ensino às crianças sobre este tema delicado: "se por acaso algum abusador desejar tocar no corpinho delas, seja na parte íntima ou na parte privada, elas deverão dizer o 'não' bem alto e gritar forte, porque quando a criança grita, algum adulto aparece. E depois ensinamos que as crianças precisam correr para longe daquela pessoa e contar para alguém adulto, seja alguém da família ou seja na escola para a professora. E quando estamos falando de que a criança precisa correr, a criança precisa dizer não, é porque a criança tende a congelar e a obedecer ao abusador ou pedófilo. Se nós não ensinarmos, ela não saberá que eles existem e nem saberá como se defender".
Como musa da Grande Rio, sinto cada vez mais a importância de estar presente, de usar esse espaço pra trazer pautas que tocam o coração e fazem diferença. Que a gente siga espalhando luz, amor e proteção por onde for — porque cuidar das nossas crianças é o gesto mais bonito que existe.
Agradeço imensamente a esses mulherões, Maura e Fernanda, que puderam participar dessa ação tão importante para a proteção de nossos pequenos! Também não poderia deixar de agradecer à minha querida Grande Rio e por seu trabalho maravilhoso com os Pimpolhos!
Me sigam nas redes sociais (@gardeniacavalcanti) e me acompanhem ao vivo no programa Vem com a Gente, transmitido de segunda a sexta na tela da Band Rio, a partir das 13h40.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.